25 de agosto de 2022

Aposto 8ºano - Atividade com interpretação de texto e gabarito (PDF)

 

ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Leia o texto e responda às questões. 

A cara de “não” é igual no mundo todo

Atividades em PDF prontas para serem salvas, impressas e utilizadas!
PDFs são gratuitos. 

Participe dos grupos fechados abaixo e tenha acesso a todos os arquivos postados.
https://chat.whatsapp.com
https://t.me/portuguescompartilhado
https://www.facebook.com/groups

[…]
Por Helô D’Angelo

Sobrancelhas franzidas, lábios pressionados e queixo enrugado: todo mundo conhece a cara de “não”. Todo mundo mesmo: um estudo da universidade de Ohio mostrou, pela primeira vez, que esta expressão é a mesma para falantes de inglês, espanhol, mandarim e até para pessoas que se comunicam por linguagem de sinais.
Para fazer a análise, os cientistas usaram um programa de computador capaz de reconhecer 21 reações faciais diferentes — e suas misturas — através de fotos tiradas por uma câmera digital.
Se existisse uma cara de “não”, pensavam os pesquisadores, ela seria uma combinação dos sentimentos que todos temos quando discordamos de algo e que já estavam no banco de dados do programa: raiva, nojo e desprezo.
Foram estudadas as mudanças faciais de 158 estudantes da universidade. Cada um deles foi fotografado enquanto conversava com uma outra pessoa, que ficava atrás da câmera. As conversas eram todas sobre assuntos que poderiam gerar discordância, e se desenvolviam na língua materna do aluno que estava sendo analisado. Os idiomas usados no estudo — inglês, espanhol e mandarim — foram escolhidos para representar todos os atuais, que se baseiam no latim (como o espanhol), no germânico (como o inglês) e nas línguas orientais antigas (como o mandarim). A linguagem de sinais, por sua vez, entrou no estudo para comprovar se a cara de “não” teria relação com outras formas de comunicação além da fala.

[…]

Disponível em: http://super.abril.com.br 

1. O texto descreve a cara do “não”. De acordo com o texto:

a) Quais são as características faciais da cara do “não”?
b) Como a Universidade de Ohio analisou essas expressões?

2. Sabendo que o aposto é o termo da oração que se junta a um substantivo, a um pronome ou a uma oração para explicá-los, resumi-los ou identificá-los, encontre no texto quatro apostos e os termos a que respectivamente se referem.

3. As pessoas têm expressões faciais semelhantes para dizer “não”? E como você imagina que é a cara do “sim”?

GABARITO (conteúdo para assinantes)
Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro. 

Blog fechado para professores.