5 de julho de 2015

Debate de Opinião | Tema: Redes Sociais (Internet) Produção de Texto Oral


Nessa atividade, os alunos vão realizar um debate de opinião (regrado) a respeito de um tema controverso. Antes disso, apresente alguns conceitos  referentes a esse gênero de texto oral.

Debate de opinião (regrado)
**Atividades para serem realizadas em mais de uma aula (sequência didática)

Debate é uma situação de comunicação que permite desenvolver a capacidade de argumentação. Por meio dele, ampliam-se conhecimentos e concentra-se no foco da discussão. O debate permite ainda a mudança de valores e das normas de interação social.
Os debatedores devem trazer para o debate as diferentes opiniões que circulam na sociedade a respeito da questão discutida. 
Durante o debate, fazem críticas, posicionam-se, refutam o ponto de vista contrário com respeito e polidez. Trata-se de um momento privilegiado para que se tome consciência da pluralidade de opiniões e da importância de respeitar posições divergentes.
O debate de tema controverso não tem como objetivo a tomada de decisão, mas a apresentação de diferentes posições, com a finalidade de influenciar a posição do outro ou a própria

> Em sua opinião, a internet pode transformar as relações entre as pessoas?
> Quais são os pontos positivos e negativos do uso da internet e das redes sociais?
> O tema do debate a ser realizado será "A internet pode transformar-se em um problema para a vida pessoal dos usuários?".
> Para se preparar para o debate, leia os textos a seguir. 

Sim, é preciso ter cautela
Cinthya Oliveira

Segundo o consultor empresarial e professor do Centro Universitário Newton Paiva, Cristiano Lopes, famosos precisam ser assessorados por especialistas em comunicação até mesmo quando utilizam a internet. "As mídias sociais configuram-se como importante instrumento de divulgação, especialmente dos famosos. Acredito que a assessoria de imprensa de um famoso deve criar e definir a quantidade e forma de postagem, privilegiando a oportunidade de contato direto e imediato com os fãs." Segundo ele, um simples erro de ortografia pode significar perda de credibilidade junto aos seguidores. Perda de credibilidade não é um problema para Sasha Meneghel se preocupar por agora, mas, há dois anos, a filha de Xuxa sofreu com as agressões verbais que recebeu, ainda uma criança, postou que iria gravar uma "sena". [...]

a) Qual é o tema do texto acima?
R. A necessidade de ter muita cautela ao utilizar a internet, principalmente por parte das pessoas consideradas "famosas", que, na opinião de um profissional consultado, deveriam contar com a assessoria de especialistas em comunicação. 

b) Que argumentos o consultor empresarial e professor universitário Cristiano Lopes utiliza para defender o seu ponto de vista?
R. Segundo ele, um erro de ortografia, por exemplo, pode abalar a imagem da celebridade e levar à perda de credibilidade. 

c) Qual foi o erro de ortografia citado como exemplo? Explique-o e corrija-o.
R. A palavra "sena" deveria ter sido escrita com "c" (cena); pois, no contexto da frase, significa parte de um filme/novela/programa de TV. 

Redes sociais: virtudes e efeitos colaterais na nova comunicação digital
Felipe Menezez

"Você vai até o conteúdo e interage com ele de todas as maneiras [...]. Isso é uma mudança radical comparando com ontem." "Vivemos num país de pessoas criativas em relação à tecnologia." Estas não foram as falas com que Tas começou sua palestra, mas certamente são as que traduzem tudo o que o jornalista falou na noite do evento. Segundo ele, as mídias digitais, hoje oferecem características essenciais, como interatividade, velocidade, quantidade e mobilidade, que fazem da web uma rede de pessoas muito mais que uma rede de computadores. "A comunicação hoje é em tempo real até para quem não tem acesso à web", disse Tas.
Estabelecendo uma interação muito agradável com a plateia e contando com a colaboração desta durante as explanações, Tas falou ainda das virtudes dessa nova era digital: colaboração, transparência, saber ouvir e o presente. "Tem muita gente que acha que as ferramentas da era digital são feitas somente para falar." A colaboração e a transparência juntas, a partir do jornalista, fazem das mídias sociais armas favoráveis para quem quer ouvir críticas, entender o público dos seus produtos e crescer. Um exemplo disso é o Twitter. Segundo o palestrante, nesta ferramenta "a imaginação é o limite" e "o presente é o único lugar em que podemos fazer a vida".

a) O texto aponta aspectos positivos ou negativos da era da comunicação digital? Explique.
R. Aponta virtudes e aspectos positivos, como interatividade, velocidade, quantidade, mobilidade. O palestrante afirma que, por meio das redes virtuais (que não são apenas "tecnológicas", mas "de pessoas"), é possível interagir com a colaboração e transparência etc. 

b) Você concorda com o jrnalista Marcelo Tas? Justifique.
R. Resposta pessoal.

PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL

Debate de opinião (regrado) - A internet pode transformar-se em um problema para a vida pessoas dos usuários?

Como reflexão para a atividade, leia o texto a seguir. 

Uma opinião sobre o debate de opinião
"[...] É ótimo que todos queiram participar. Mas é preciso educar-se para o debate. Isso implica desde logo dar-se ao trabalho de conhecer o tema em pauta e ter a disposição de entender o ponto de vista alheio antes de desqualificá-lo. Sem querer ser pedante, é o que dizia Voltaire, séculos atrás: Aprendi a respeitar as ideias alheias, a compreender antes de discutir, a discutir antes de condenar. Todo mundo ganha com isso."
(FAUSTO, Sergio. Educação para o debate. O Estado de S.Paulo, 29 maio 2011)

PREPARAÇÃO

1. Formem grupos (conforme orientado pelo professor)
2. Definam previamente algumas regras do debate, como o tempo para exposição de cada grupo, o momento de intervenção de outros grupos, a inscrição para as falas etc.
3. Releiam os textos, retomando as opiniões dos especialistas e das autoridade no assunto/tema em pauta.
4. Façam os registros que consideram importantes e anotem a fonte de cada um deles. 

DISCUSSÃO EM GRUPO

1. Com base nos textos lidos e nas discussões feitas em classe, definam o posicionamento do grupo e os argumentos pertinentes para defendê-lo.
2. Escolham um colega para ser o relator. Ele registrará o ponto de vista e os argumentos do grupo. Para convencer os colegas, os argumentos devem ser coerentes e bem fundamentados.
3. Respeitem o tempo definido pelo professor para a discussão no grupo.
4. Ouçam com atenção a opinião dos colegas, respeitando a vez de falar de cada um.
5. Terminada a discussão, peçam ao colega relator que leia os registros, para que o grupo avalie se eles estão de acordo com a opinião elaborada, os argumentos propostos e a conclusão a respeito do tema.

SOCIALIZAÇÃO

1. Os relatores devem apresentar os resultados do debate aos grupos de forma objetiva e sintética.
2. Após a apresentação das ideias, os alunos que quiserem apresentar novos argumentos e opiniões divergentes ou mesmo reforçar aquelas com as quais concordam devem fazer a sua inscrição com o professor.
3. É importante que a turma saiba ouvir as ideias dos outros grupos, mesmo que  não concorde com elas.
4. Ao final, o professor fará uma síntese e uma avaliação da atividade.

AVALIAÇÃO

1. Todos os relatores fizeram o registro?
2. Todos os alunos participaram do debate? Cooperaram para o seu desenvolvimento? Compartilharam suas opiniões?
3. Todos ouviram e respeitaram as opiniões dos colegas? Apresentaram argumentos convincentes para embasar o posicionamento do grupo a respeito do tema?
4. A linguagem usada foi adequada à situação?
5. Os grupos conseguiram sintetizar as ideias debatidas?
6. Quantos mudaram seu ponto de vista, influenciados pelos argumentos dos colegas?

Obs.: Se for possível, filme o debate para melhor orientar os alunos durante a avaliação.