sábado, 29 de agosto de 2015

Interpretação de Texto | Romantismo

Viajando com os poetas românticos brasileiros

Marisa Lajolo

O Romantismo foi um estilo de arte. Foi a moda dominante na Europa de meados do século XVIII até a metade do século XIX. A arte romântica valorizava o indivíduo, dava rédea solta à imaginação, exprimia sentimentos íntimos, expressa ideias de liberdade, buscava as raízes dos diferentes povos.
Parece que é por valorizar o indivíduo e os sentimentos  que a expressão  romantismo  (e todas as palavras daí derivadas) acabou desenvolvendo o significado mais coerente que tem hoje, de clima, de estado de espírito sentimental, afetivo, apaixonado. Como se canta na música popular, por exemplo.
Enquanto estilo artístico, o Romantismo chegou ao Brasil logo depois da Independência e prolongou-se até quase o final do século XIX. A literatura romântica muito contribuiu para a construção da imagem do Brasil independente. O romance romântico ensinou o Brasil a ler histórias que tinham por cenário a paisagem carioca em vez de capitais europeias como Lisboa ou Londres. E a poesia romântica, além de também exaltar a paisagem nacional, foi responsável pelas primeiras e sugestivas imagens do povo e da cultura brasileiros.
Sem sotaque lusitano, escrita num português já abrasileirado, sonoro e muito musical, a poesia romântica pôde circular bem num país com um baixo índice de leitores como era o Brasil do século XIX. Mais do que a prosa, a poesia presta-se a ser lida e ouvida coletivamente, a ser declamada de memória.
[...] A poesia romântica tem entre seus temas a celebração das diferentes etnias que constituem o povo brasileiro. Índios, africanos e brancos serviram de inspiração a homens e mulheres - brancos, negros e mestiços - que foram construindo a identidade plural brasileira.
Com Gonçalves Dias, a poesia celebra a América anterior ao descobrimento; [...]. Em Luís Gama ecoa o vivo protesto pelo preconceito racial, e a poesia de Castro Alves inspira-se em movimentos antiescravistas.
Além desses temas mais coletivos, a expressão de individualidade e a confissão intimista são também temas românticos. E esse foi um outro caminho para os escritores brasileiros conquistarem seu público. [...] Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo escreveram poemas líricos [...].
Foi assim, com o Romantismo, que a literatura brasileira tornou-se uma linguagem na qual aprendemos a nos exprimir, quer enquanto povo mestiço de diferentes etnias, quer enquanto indivíduos  com diferentes sonhos de felicidade. [...]

(LAJOLO, Marisa. Apresentação. In: Poesia romântica brasileira. São Paulo: Moderna/FNDE, 2003. p.3-4. (Palavra da Gente, EJA, 4).)


1) Qual é o objetivo do texto "Viajando com os poetas românticos brasileiros"?

2) Segundo o texto, em que período predominou o Romantismo brasileiro?

3) Qual é a relação que a autora estabelece entre a Independência do Brasil e o Romantismo brasileiro?

4) Segundo o texto, quais são as principais características da poesia brasileira produzida no Romantismo?

5) Leia e explique o trecho a seguir: "[...] a poesia romântica pôde circular bem num país com um baixo índice de leitores como era o Brasil do século XIX."

6) Segundo a autora, qual foi a importância da prosa romântica no Brasil?

7) Segundo o texto que você leu, assinale as alternativas que estão relacionadas ao movimento romântico. Justifique.

a) Expressão de sentimentos íntimos (subjetivismo).
b) Negação da liberdade da linguagem e dos temas nativos.
c) Idealização da infância e valorização do indivíduo.
d) Incorporação de temas sociais e políticos.
e) Exaltação da diversidade cultural e da liberdade.

8) Leia as proposições a seguir e assinale as alternativas corretas.

a) A poesia romântica brasileira difundiu-se entre o público graças a características como sonoridade e sotaque próprios.
b) A literatura romântica ajuda a construir a imagem de país independente.
c) O cenário urbano brasileiro é retratado em romances da época.


Gabarito:

1. Ensinar e dar informações a respeito do Romantismo como estilo de arte e do Romantismo literário brasileiro. 

2. Iniciou-se após a independência do Brasil e prolongou-se até quase o final do século XIX. (Comente com os alunos que estudiosos do assunto consideram algumas obras do Arcadismo brasileiro como pré-românticas.)

3. Segundo a autora, a literatura romântica contribuiu para a construção da imagem do Brasil independente.

4. Busca das raízes das diferentes etnias que compõem o povo brasileiro; emprego da língua "abrasileirada"; exaltação da paisagem brasileira; denúncia da escravidão - todas as características que favorecem a construção da plural identidade brasileira. 

5. A autora atribui a circulação da poesia romântica brasileira, mesmo com um baixo índice de leitores, ao uso do português abrasileirado ("sem sotaque lusitano"); à sonoridade e à melodia da poesia; à facilidade para ser lida e ouvida coletivamente e declamada, de memória.

6. O romance romântico teria ensinado o brasileiro a ler histórias que se passavam no Brasil, que tinham como cenário a paisagem carioca em vez de capitais europeias. 

7. Expressão de sentimentos íntimos (subjetivismo); incorporação de temas sociais e políticos; exaltação da diversidade cultural e da liberdade. Exemplo de Justificativa: durante o Romantismo ocorre a valorização da linguagem e a exaltação dos temas nativos. Apesar de a valorização da infância ser tema presentes em obras românticas, isso não foi mencionado no texto. 

8. Todas as proposições estão corretas.




Referência: Português - Linguagens em Conexão. Editora Leya
Imagem: Google
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