Análise Tirinha Mafalda - Crase

Leia a tira a seguir para depois refletir sobre ela. 


LEIA TAMBÉM:

Exercícios sobre crase com gabarito comentado

1. Explique a diferença de sentido existente entre a fala de Mafalda (primeiro quadrinho) e a fala do homem idoso (segundo quadrinho).

2. Que relação se pode estabelecer entre os padrões gráficos das letras com que se escrevem as duas primeiras falas e o sentido dessas falas?

3. O efeito de humor da tira é obtido principalmente com a fala de Mafalda no terceiro quadrinho. Explique por que isso acontece.

4. Elabore uma hipótese para justificar o uso do acento grave em "cheguei à primavera".

LEIA TAMBÉM:
+ Exercícios sobre crase com respostas
Questão sobre crase FGV
Ocorrência de crase em tirinha do Calvin (exercício)
Regra para uso de crase (exemplo)
Exercícios sobre CRASE com gabarito para praticar



GABARITO

1. Mafalda comemora a chegada da primavera (a primavera chegou), enquanto o idoso parece feliz por ter conseguido viver até a primavera. Observe que ambos os personagens introduzem sua fala com a expressão "graças a Deus". No caso de Mafalda, trata-se mais de uma exclamação comum, banal; no caso do velho, a ideia de agradecimento a Deus é mais forte. 

2. A fala de Mafalda foi escrita com letras grandes e escuras, para enfatizar sua força e vitalidade. A fala do idoso foi escrita com letras menores e tremidas, o que leva a inferir sua fragilidade.

3. Porque, ao ouvir o idoso, ela conclui que seu entusiasmo com a chegada da primavera é insignificante, fútil. Afinal, ele tem um motivo muito mais relevante para celebrar a chegada da nova estação.

4. Uso do acento grave é necessário para atender à regência do verbo "chegar", que exige a preposição "a" para ligar-se a um complemento, segundo as regras da gramática normativa.