Análise Tirinha Mafalda - Crase

Leia a tira a seguir para depois refletir sobre ela. 

1) Explique a diferença de sentido existente entre a fala de Mafalda (primeiro quadrinho) e a fala do homem idoso (segundo quadrinho).

2) Que relação se pode estabelecer entre os padrões gráficos das letras com que se escrevem as duas primeiras falas e o sentido dessas falas?

3) O efeito de humor da tira é obtido principalmente com a fala de Mafalda no terceiro quadrinho. Explique por que isso acontece.

4) Elabore uma hipótese para justificar o uso do acento grave em "cheguei à primavera".

Gabarito:

1) Mafalda comemora a chegada da primavera (a primavera chegou), enquanto o idoso parece feliz por ter conseguido viver até a primavera. Observe que ambos os personagens introduzem sua fala com a expressão "graças a Deus". No caso de Mafalda, trata-se mais de uma exclamação comum, banal; no caso do velho, a ideia de agradecimento a Deus é mais forte. 

2) A fala de Mafalda foi escrita com letras grandes e escuras, para enfatizar sua força e vitalidade. A fala do idoso foi escrita com letras menores e tremidas, o que leva a inferir sua fragilidade.

3) Porque, ao ouvir o idoso, ela conclui que seu entusiasmo com a chegada da primavera é insignificante, fútil. Afinal, ele tem um motivo muito mais relevante para celebrar a chegada da nova estação.

4) Uso do acento grave é necessário para atender à regência do verbo "chegar", que exige a preposição "a" para ligar-se a um complemento, segundo as regras da gramática normativa. 



Referência: Língua Portuguesa - Editora Positivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...