19 de maio de 2016

Questões sobre Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis


LXX 
D. Plácida 
Brás Cubas revela como D. Plácida aceitou a função de "alcoviteira" para os encontros entre ele e Virgília. 
[...] 
Virgília fez daquilo um brinco; designou as alfaias mais idôneas, e dispô-Ias com a intuição estética da mulher elegante; eu levei para lá alguns livros, e tudo ficou sob a guarda de D. Plácida, suposta, e, a certos respeitos, verdadeira dona da casa. 
Custou-lhe muito a aceitar a casa; farejara a intenção, e doía-lhe o ofício; mas afinal cedeu. Creio que chorava, a princípio: tinha nojo de si mesma. Ao menos, é certo que não levantou os olhos para mim durante os primeiros dois meses; falava-me com eles baixos, séria, carrancuda, às vezes triste. Eu queria angariá-Ia, e não me dava por ofendido, tratava-a com carinho e respeito; forcejava por obter-lhe a benevolência, depois a confiança. Quando obtive a confiança, imaginei uma história patética dos meus amores com Virgília, um caso anterior ao casamento, a resistência do pai, a dureza do marido, e não sei que outros toques de novela. D. Plácida não rejeitou uma só página da novela; aceitou-as todas. Era uma necessidade da consciência. Ao cabo de seis meses quem nos visse a todos três juntos diria que D. Plácida era minha sogra. 
Não fui ingrato; fiz-lhe um pecúlio de cinco contos, [...] como um pão para a velhice. D. Plácida agradeceu-me com lágrimas nos olhos, e nunca mais deixou de rezar por mim, todas as noites, diante de uma imagem da Virgem, que tinha no quarto. Foi assim que lhe acabou o nojo. 

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. 
São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. p. 171. 
[Fragmento). 

**Gabarito no final**

1. No trecho, Brás Cubas fala do "arranjo" que providenciou para que pudesse viver sua relação com Virgília, uma mulher casada. Que arranjo foi esse? 
a) Qual deveria ser o papel de D. Plácida nessa situação? 
b) Como D. Plácida reagiu à função que deveria desempenhar? 

2. Qual é a estratégia de Brás Cubas para conquistar D. Plácida? 
a) Ele sugere que D. Plácida aceitou prontamente sua história para ficar em paz com a consciência. Explique por quê. 
b) De que maneira o relato de Brás Cubas sobre o modo como ganhou a confiança de D. Plácida revela o olhar realista de Machado de Assis para a sociedade em que vive? 

3. Qual é o retrato, bastante cínico, que Brás Cubas faz de D. Plácida no final? 
> Brás Cubas é um representante da elite. De que maneira esse retrato revela a sua visão de mundo em função da posição social que ocupa?