31 de julho de 2016

Análise crítica de charge sobre Educação

Leia a charge a seguir e observe a imagem.



a) Esse texto é uma charge e o conteúdo se relaciona a um fato que ocorre na época atual ou recente. Neste caso, focaliza a educação de hoje. Qual é a opinião do chargista sobre esse assunto? 

b) Como o chargista conseguiu apresentar sua crítica de forma criativa? 

c) O que provocou a dupla interpretação da pergunta da professora, produzindo o efeito humorístico do texto? 

LEIA TAMBÉM:
GABARITO

a) Ele critica a situação do ensino público brasileiro que, como diz a frase do quadro, apresenta problemas graves, entre eles, a falta de investimentos. 

b) A charge mostra uma professora, em sala de aula, interrogando seus alunos sobre uma possível mudança numa frase escrita na lousa, em decorrência da reforma ortográfica. No conteúdo da frase, está a crítica do chargista, que a relaciona ao ambiente precário da sala. 

c) O objetivo da pergunta da professora era saber se os alunos haviam notado a ausência do trema na palavra frequente, em razão de o sinal ter sido abolido após a reforma ortográfica da língua. Ao responder, porém, o aluno se baseia no conteúdo da frase, associando-o às péssimas condições da sala de aula.