13 de julho de 2016

Exercícios sobre complemento nominal para 8ºano

Interpretação de texto - tirinha Mafalda - meio ambiente

1. Leia esta tira.


a) Qual é o complemento nominal presente nessa tira?
b) Que palavra ele complementa? Indique sua classe morfológica. 

2. Observe a tira para responder às questões.


a) Quais palavras do segundo quadrinho exigem um complemento nominal? 
b) Quais são os complementos nominais dessas palavras? 

3. Leia este trecho de um verbete da Wikipédia. 

Polo Norte 

O Polo Norte é a região que se localiza no extremo Norte de um planeta. É o lugar onde o eixo imaginário, diferente do eixo de rotação do planeta, corta a superfície. Todos os planetas e satélites possuem um Polo Norte Verdadeiro ou Geográfico e um Polo Norte Magnético, que não está necessariamente perpendicular ao eixo de translação [...]. 

O Polo Norte terrestre está situado no Oceano Glacial Ártico, onde o mar está coberto por uma camada de gelo. Aí se distinguem quatro polos: o magnético, o geográfico, o geomagnético e o histórico. [...] 

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_ Norte>, 
Acesso em: 9 mar. 2015. 

Observe as palavras diferente, perpendicular e coberto no texto. Quais são os complementos desses termos?

4. Transforme em substantivo o verbo transitivo destacado, conforme o exemplo: 

Construir uma torre. 
a construção da torre 

Observe que os termos que completam os verbos (os objetos) tornam-se, com a transformação, complementos nominais, porque passam a complementar substantivos (nomes). 

a) Estudar matemática. 
b) Libertar os prisioneiros.
c) Dedicar-se à música. 

5. Leia este trecho de uma letra de canção. 

Não me deixe só 
[...] 
Não me deixe só 
Eu tenho medo do escuro 
Eu tenho medo do inseguro 
Dos fantasmas da minha voz... 

Não me deixe só 
Que o meu destino é raro 
Eu não preciso que seja caro 
Quero gosto sincero de amor... 

Fique mais 
Que eu gostei de ter você 
Não vou mais querer ninguém 
Agora que sei quem me faz bem... 
[...] 

Vanessa da Mata. Não me deixe só. Em: Vanessa da Mata. Sony BMG, 2002. 

a) O eu lírico dessa letra faz um apelo. Qual? 
b) A quem se dirige esse apelo? 
c) Que razões o eu lírico dá para não querer ficar sozinho? 
d) A expressão medo do escuro provavelmente foi usada para referir-se a outros medos do eu lírico. Quais podem ser esses medos? 
e) O que você entende por fantasmas da minha voz? 
f) Os termos do escuro, do inseguro e dos fantasmas da minha voz complementam o sentido de qual substantivo? 

Gabarito

1.
a) Entre carne-seca e carne de sol.
b) Diferença; substantivo.

2.
a) As palavras esperança e habilidade. 
b) "para um tratamento médico adequado" e "para escrever uma mensagem legível". 

3. Os complementos são: "do eixo de rotação do planeta"; "ao eixo de translação"; "por uma camada de gelo".

4. 
a) O estudo da matemática.
b) A libertação dos prisioneiros.
c) A dedicação à música.

5.
a) O eu lírico não quer ficar sozinho. 
b) A alguém que está com o eu lírico e que lhe faz bem. 
c) o eu lírico diz que tem medo do escuro, do inseguro e dos fantasmas de sua voz. 
d) Sugestões: medo da solidão, medo de sentir angústia, medo de sofrer, etc. 
e) Resposta pessoal.