Exercícios sobre adjetivos com interpretação de notícias (6ºano)



1. Leia o trecho a seguir. 

Diariamente o Ibama recebe animais silvestres de todas as idades e todas as espécies. Só no ano passado, foram contabilizados 524 bichos entregues no instituto. A analista conta que, quando o processo de reabilitação acusa que o animal não tem condições de voltar para a floresta, ele é destinado para zoológicos. 
"Geralmente quando o animal chega aqui já na fase adulta, é muito raro que ele consiga se readaptar à vida silvestre, na floresta. Nesses casos, ele é enviado para zoológicos que tenham estrutura para recebê-los com o maior conforto, mantendo o contato com o ser humano", disse. 

a) De acordo com o trecho, qual tipo de animal é recebido pelo Ibama? 
b) Entre os animais recebidos pelo Ibama, quais dificilmente conseguem se readaptar à vida na floresta? 
c) Que palavra os termos indicados nas respostas anteriores estão caracterizando? Ela pertence a qual classe de palavras? 
d) Qual é a importância da caracterização dos animais para o leitor dessa notícia? 

Adjetivos são palavras que caracterizam substantivos, acrescentando- lhes noções de qualidade, condição, julgamento, estado, etc. 

2. Leia a notícia a seguir. 

Geólogos descobrem ovos de dinossauro 

Geólogos da região da Chechênia, na Rússia, descobriram o que acreditam ser ovos de dinossauro fossilizados postos por um dos enormes répteis extintos que habitaram a Terra há mais de 60 milhões de anos. 
[...] 
A descoberta foi feita quando uma equipe de obras explodia uma encosta para construir uma estrada perto da fronteira da região com a Geórgia, nas montanhas do Cáucaso. Uma equipe de geólogos encontrou os objetos ovais, semelhantes a pedras, com tamanhos que variam de 25 centímetros a um metro em uma recente viagem à área. 

Disponível em: < http://diariodonordeste.verdesmares.com.br /cadernos/internacional/geologos-descobrem-ovos-de-dinossauro-1.399172>. Acesso em: 27 abr. 2015.

a) Qual é o assunto tratado nessa notícia? 
b) No título da notícia, qual expressão caracteriza o objeto descoberto? 
c) Considerando a situação de uso, qual é o efeito de sentido produzido por essa expressão? 
d) No momento da publicação da notícia, não se sabia exatamente o que era o objeto descoberto. Em qual trecho isso pode ser percebido? 
e) No final da notícia, é utilizado o adjetivo ovais. A que substantivo esse adjetivo faz referência? 
f) Qual é o efeito de sentido produzido pelo uso desse adjetivo e desse substantivo? 

As expressões formadas por uma ou mais palavras com função de adjetivo recebem o nome de locuções adjetivas. Geralmente, são formadas por uma preposição e por um substantivo. Exemplos: colega de turma, amor de mãe. 

3. Leia o trecho da notícia a seguir:

Prepare-se para as folias de São João
Muitas regiões do país se preparam para o ciclo das festas do mês de junho. Nas programações, grandes shows, muita comida típica e resgate de tradições.

Cada lugar faz do seu jeito, com ritmos musicais regionais e as melhores comidas típicas. Mas em todas as festas juninas, que acontecem de Norte a Sul do país, há o colorido do figurino, muita criatividade na decoração e alegria de quem vai aos festejos para homenagear os santos católicos: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). No Paraná, a maior festa do estado tem endereço certo: a cidade de São João, nome de santo festeiro. Localizado na região sudoeste do estado, o município de apenas 11 mil habitantes se faz notar no mapa por conta da gigantesca festa que promove. [...] "A principal novidade deste ano é que a festa terá um dia a mais: acontecerá de 22 a 25 de junho. E além da fogueira gigante, que terá 55 metros, teremos shows todas as noites com bandas e duplas sertanejas. [...]

Luciane Horcel. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/turismo/conteudo.phtml?tl=1 &id=1127387 &tit=Prepare-se-para-as-folias-de-Sao-joao». Acesso em: 27 abro 2015.

a) Quais adjetivos definem o ritmo musical e as comidas presentes nas festas apresentadas na notícia?
b) No texto da notícia, são atribuídas características para a festa e para a fogueira nela presente. Quais são essas características?
c) No subtítulo da notícia, qual adjetivo qualifica os shows que ocorrerão na festa?
d) O que o uso dos adjetivos relacionados aos substantivos festa, fogueira e shows revela sobre o evento?

4. Leia a notícia a seguir.

Floração do ipê-roxo marca a paisagem do DF e anuncia a nova estação

A chegada de uma nova estação no Cerrado chama mais a atenção pelas cores do que pela mudança brusca de temperatura. Quem nasceu ou vive no Planalto Central sabe que, quando o capim verde se destaca na paisagem, é sinal de que o inverno está próximo. Apesar da coloração puxada para o lilás, as árvores que primeiro floreiam as ruas de Brasília são as de flores roxas. [...] Como cada cor tem o período específico para florescer, o brasiliense pode contar com as ruas floridas a partir de agora. Os exemplares no fim do Eixão Norte, na Avenida das Nações, na Catedral e em frente ao Ministério da Defesa, na Esplanada dos Ministérios, se exibem ao público. "Brasília é privilegiada em relação aos ipês. Eu fico esperando a hora que vai florescer e não tem um ano que ele não floresça", diz, encantado, o técnico de laboratório Sérgio Rubens Ribeiro, 59 anos. Os últimos ipês a começarem a florir são os de coloração branca e rosa-claro. Aparecem entre o fim de setembro e o início de outubro. Por causa do florescimento rápido - em cinco anos, a árvore começa a dar flores - essas árvores são bastante usadas no paisagismo de várias cidades brasileiras. [...] O ipê-roxo atinge o auge da beleza por volta dos 30 anos. Nessa idade, a árvore chega ao pico do crescimento. A média de altura varia de 12 a 15 metros, mas o tronco pode chegar a 20 metros. De acordo com a professora Carmen Regina, quem quiser plantar um exemplar em casa não terá muito trabalho. A semente é pequena e fica envolvida em uma fina película. Quando plantada, é fácil de pegar no solo. "Ela é alada, pronta para voar. Como é leve, chega em lugares distantes. Por isso, vemos tantos ipês espalhados", revela a professora. Além da estética, a espécie tem valor econômico por causa da madeira e do uso medicinal.

Flávia Maia. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticialcidades/2011/06/09/interna_cidadesdf,256042/floracao- do-ipe-roxo-marca-a-paisagem-do-df-e-anuncia-a-nova-estacao.html>. Acesso em: 27 abro 2015.

a) Que acontecimento revela a chegada do inverno no Planalto Central?
b) No título da notícia, há um adjetivo que indica a atualidade do assunto tratado no texto. Que adjetivo é esse?
c) A qual substantivo esse adjetivo faz referência?
d) Reescreva o título, substituindo o termo indicado no item c pela expressão período do ano. Faça as adaptações necessárias.
e) Além do termo trocado, que outra palavra no título foi alterada?
f) Após a alteração, o título ficou adequado ao contexto comunicativo?
g) Quais adjetivos apresentados no texto caracterizam a semente do ipê?
h) Caso o termo semente fosse apresentado no plural, como os adjetivos que o caracterizam seriam registrados?
i) Se o substantivo semente fosse substituído por um termo masculino, qual dos adjetivos não seria alterado?
j) Explique qual a relação entre as características da semente do ipê e o fato de essa árvore ser comum em várias cidades brasileiras.


Gabarito:

1.
a) Animais silvestres. 
b) Os animais adultos. 
c) A palavra animais. À classe dos substantivos. 
d) Essa caracterização informa ao leitor o tipo de animal recebido pelo Ibama e também particulariza aqueles que não conseguem se readaptar.

2.
a) A possível descoberta de ovos de dinossauros na região da Chechênia, na Rússia. 
b) A expressão H de dinossauros" . 
c) Ao especificar os ovos sendo "de dinossauros", é provável que o título desperte a atenção do leitor por se tratar de algo inusitado, curioso. 
d) A primeira frase da notícia: "Geólogos da região da Chechênia, na Rússia, descobriram o que acreditam ser ovos de dinossauro".
e) Ao substantivo objetos. 
f) Ao utilizar" objetos ovais", o jornalista não se compromete em afirmar que se trata, de fato, de ovos de dinossauro. 

3.
a) Os adjetivos regionais e típicas.
b) Para o termo festas as características são juninas, maior e gigantesca; para fogueira, a característica é gigante.
c) O adjetivo grandes. 
d) Além de ser uma festa típica, revela que a festa é de grande porte. 

4.
a) O destaque do capim verde e a presença do ipê-roxo.
b) Nova.
c) Estação.
d) Floração do ipê-roxo marca a paisagem do DF e anuncia novo período do ano.
e) O adjetivo nova, que passou a ser novo.
f) Apesar de o novo título apresentar uma informação correta, ele não ficou tão preciso quanto o título original. O título alterado é geral, pois indica que se trata apenas de um novo período, enquanto o título original especifica o período, isto é, indica que se trata de uma nova estação.
g) Os adjetivos pequena, alada e leve.
h) Pequenas, aladas e leves.
i) O adjetivo leve.
j) Por ser pequena e leve, a semente pode chegar a vários lugares, mesmo distantes um do outro. Podemos notar que, na notícia, os adjetivos que qualificam os substantivos concordam com eles em gênero e em número.




Referência: Português - Coleção para Viver Juntos (Editora SM)
Imagem: Google
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...