Atividade para trabalhar corrupção (8ºano) Interpretação de charges

As atividades buscam discutir a relação entre nossas atitudes do dia a dia e a corrupção que se alastra por toda a sociedade. 

Charge 1


Charge 2



Sobre a charge 1. 

1. As duas senhoras estão observando urna passeata. Considerando a placa que o sujeito citado por elas está carregando, qual seria o motivo do protesto? 

2. Quais dos pensamentos a seguir podem estar por trás da atitude da personagem quando fura a fila do mercadinho? 

* Tenho mais pressa. 
* Preciso mais. 
* Sou mais importante. 
* Tenho mais direito. 
* Sou mais esperto. 

3. Em sua opinião, quando fura fila, esse sujeito está pensando no bem de todos ou apenas nos próprios interesses? 

4. Existe alguma contradição entre o que o sujeito está fazendo na passeata e o que ele faz no mercadinho? Explique. 

Sobre a charge 2. 

1. A personagem que está conversando com o policial também faz parte do grupo que está protestando na passeata? O que você observou para responder? 

2. Qual é o motivo da passeata? 

3. Dos pensamentos a seguir, copie no caderno aqueles que podem estar por trás da atitude da personagem quando suborna um policial para não pagar multa. 

* A lei é para ser cumprida só pelos bobos. 
* Sou mais esperto que os outros. 
* Subornar um policial não é nenhum problema. 
* Ninguém vai ficar sabendo, então não tem problema. 

4. Existe alguma contradição entre o que o sujeito está falando para o guarda e a participação dele na passeata? Explique. 


Gabarito:

Charge 1 

1. Aparentemente, a passeata é contra a corrupção. 

2. Espera-se que os alunos percebam que qualquer um dos pensamentos apresentados poderia estar por trás da atitude da personagem. 

3. O sujeito está preocupado apenas com os próprios interesses. 

4. Sim. A contradição é que o sujeito está em uma passeata para protestar contra a corrupção, mas sua atitude ao furar fila no mercadinho é de certa forma semelhante à do político corrupto, pois ambos defendem os próprios interesses em detrimento dos interesses dos outros. 

Charge 2 

1. Sim, porque usa camiseta da mesma cor que os outros participantes da passeata e segura uma placa igual à deles. 

2. Protestar contra a corrupção. 

3. Espera-se que os alunos percebam que qualquer um dos pensamentos apresentados poderia estar por trás da atitude da personagem. 

4. Sim. O sujeito está em uma passeata para protestar contra a corrupção, mas sua atitude é também corrupta ao subornar o guarda. O corrupto e o corruptor erram igualmente. 

5. Espera-se que os alunos respondam que sim. Há políticos, assim como outros cidadãos, que roubam e subornam porque têm certeza de que não serão pegos nem punidos. 




Referência: Singular & Plural (Editora Moderna)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...