Cultura indígena - interpretação de texto (6ºano)

Imagem: Google

Brinquedos das crianças carajás

As índias carajás, que vivem na Ilha do Bananal, entre os Estados de Tocantins e Mato Grosso, cultivam uma antiga tradição: fazem e ensinam suas filhas a moldar pequenas bonecas de barro. Chamadas Licocós, essas bonecas são modeladas com braços grossos e decoradas com a mesma pintura corporal dos carajás. Elas trazem dois círculos tatuados no rosto, logo abaixo dos olhos, que são uma marca característica dos carajás.
Atualmente, essas bonecas são vendidas como artesanato aos turistas que visitam a ilha, e passaram a ser modeladas praticando diferentes atividades do cotidiano do povo carajá: pescando, dançando e plantando mandioca. Os carajás também fazem objetos de madeira, como canoas, chocalhos e arco e flechas, que são brinquedos somente para os meninos. [...] 
[...] Entre os carajás, [...] os brinquedos dos meninos são feitos pelos irmãos mais velhos ou pelos pais. [...] 

"A arte indígena". Revista Recreio. São Paulo. Abril. ano 1. n. 14. 15 jun. 2000. Suplemento Para Saber Mais: Artes. p. 20.


1. O texto comenta sobre qual povo indígena? 

2. Que assunto o texto comenta sobre esse povo? 

3. O que você acha do fato de as índias ensinarem suas filhas a fazerem as bonecas? 

4. Como são as bonecas Licocós? 

5. Os carajás também fazem brinquedos para os meninos? Se sim, informe quais. 

6. O texto diz que as bonecas Licocós são modeladas praticando diferentes atividades do cotidiano do povo carajá. Por que você acha que eles fazem isso? 

7. Por que você acha que as bonecas Licocós são vendidas como artesanato? 


Gabarito

1. O texto comenta sobre os carajás. 

2. O assunto principal tratado no texto é a tradição cultivada pelas índias carajás de ensinar suas filhas a modelar bonecas chamas Licocós. 

3. Pessoal.

4. As bonecas têm braços grossos e são decoradas com a mesma pintura corporal dos carajás: dois círculos tatuados no rosto, logo abaixo dos olhos. 

5. Sim. Os brinquedos dos meninos carajás são objetos feitos de madeira, como canoas, chocalhos e arco e flechas. 

6. Pessoal.

7. Pessoal. Sugestão: porque são bonitas e representam bem a cultura de um determinado povo indígena, o que atrai as pessoas de outras culturas. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...