Interpretação sobre respeito às diferenças (diversidade) 7ºano

Imagem: Google

Cada um do seu jeito 

[...]  Nem sempre é fácil a gente se enturmar quando chega a um grupo diferente. 
Provavelmente você mesmo já achou um colega esquisito porque ele vinha de outra cidade, tinha cabelo azul, falava de outro jeito ou detestava futebol. Então é bom saber que essa pessoa pode, sim, se tornar um amigão. 
Na verdade, todo mundo é diferente. Uns gostam de macarrão, outros adoram hambúrguer. Há os feras em esportes, os que sabem tudo de matemática ou de artes. Tem gente que só gosta de roupa roxa, outros preferem preto e tem até quem só saia de casa com estampa de bolinha.
Isso sem falar nas diferenças físicas. Uns são altos, outros, gordos. Existe gente de pele escura e de pele clara, de olhos puxados, cabelo liso e de cabelo enrolado... Mesmo com tantas variações, somos todos da mesma espécie e temos muita coisa em comum. 

Você sabia que... 

No Brasil, é crime discriminar alguém por causa de sua raça, cor, religião ou nacionalidade? Ninguém pode ser impedido de entrar em uma loja ou estudar em um colégio por esses motivos. É que as pessoas são diferentes, mas os direitos de todos são iguais. 

Revista Recreio. São Paulo: Abril, n. 111, 25 abro 2002. p. 10.


1. O texto "Cada um do seu jeito" comenta sobre que assunto? 

2. O que o título do texto lhe sugere? 

3. No texto, em alguns momentos, notamos que o autor se dirige diretamente ao leitor. Encontre esses momentos e sublinhe-os. 

4. Vamos reler este trecho: "[...] você já achou um colega esquisito porque ele [...] tinha cabelo azul [...]." 

Em sua opinião, que efeito esse trecho causa no leitor? 

5. Releia o terceiro parágrafo do texto. Depois, explique o que quer dizer ser fera, nesse caso. 

6. Você se considera fera em quê? 


Gabarito

1. Sobre as diferenças que há entre as pessoas, tanto nos gostos e preferências quanto na aparência física, e que essas diferenças não impedem que elas sejam amigas. 

2. Possibilidade de resposta: Esse título sugere que cada pessoa tem um jeito, uma maneira de ser. Leve os alunos a perceber que o texto apresenta um posto de vista favorável ao fato de haver diversidade, ou seja, é bom que a diversidade exista.

3. Provavelmente você mesmo já achou [...], Então é bom saber que essa pessoa pode, sim, se tornar um amigão.; Você sabia que... 

4. Ajude os alunos a notar que esse recurso provoca o efeito de humor, ou seja, é divertido, engraçado. 

5. Quer dizer ser muito bom, ser craque.

6. Pessoal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...