Análise tirinha Gaturro | Classificação dos substantivos

Leia a tira para responder às questões.


VEJA TAMBÉM:
Exercícios sobre SUBSTANTIVOS com gabarito (vestibulares)
Interpretação de tirinha (substantivo e adjetivo)
Exercício contextualizado sobre substantivo
Atividade de português para 8ºano (substantivos)
Atividade sobre adjetivo e substantivo para 7ºano
Exercícios sobre substantivos para 6ºano
Atividade sobre substantivo abstrato (8ºano)
Substantivo e adjetivo - exercícios com gabarito

1) Ao nomear o que considera essencial para ir à escola, Gaturro utiliza dois tipos de substantivos. Explique quais são esses substantivos e classifique-os em função da natureza dos seres por eles designados.
> Explique a classificação desses substantivos.

2) O contraste entre os dois tipos de substantivo utilizados na tira contribui para a construção do efeito de humor. Explique por quê.

Gabarito

1) Os substantivos utilizados por Gaturro são: avental, mochila, livros, estojo, maçã e vontade. O substantivo vontade é abstrato; os demais substantivos são concretos. 
> Os substantivos avental, mochila, livros, estojo e maçã são concretos porque nomeiam seres (objetos) que têm uma existência independente. O substantivo vontade é classificado como abstrato porque nomeia um sentimento, algo que não tem uma existência independente: sua manifestação está associada a outro ser (Gaturro). 

2) Ao afirmar que sempre se esquece de levar a vontade (de estudar) para a escola, Gaturro deixa claro que, em geral, ele não deseja estar neste ambiente. É o contraste entre os substantivos concretos (avental, mochila, livros, estojo e maçã) e o substantivo abstrato (vontade) que, no contexto da tira, produz o efeito de humor, porque evidencia que, embora Gaturro tenha todos os elementos de que necessitaria na escola, falta-lhe um sentimento essencial, nomeado pelo último substantivo apresentado: a vontade de estar ali.

VEJA TAMBÉM:

VISITE (+ exercícios)
www.portuguêscompartilhado.com.br

ATIVIDADES EM PDF NOS ARQUIVOS DO GRUPO NO TELEGRAM, PARTICIPE!