Gênero textual: linha fina de reportagem
Objetivo: desenvolver habilidades de identificar e resumir as partes essenciais de um texto.
Estratégias: Organize os alunos em duplas. Desenvolva a proposta em dois dias: no primeiro, faça as atividades de planejamento e, no outro, as de escrita.
Planejamento e proposta de escrita
(Etapa coletiva)
Peça, primeiramente, a leitura individual do trecho da reportagem Opinião de especialistas no assunto e, depois, deixe que as duplas conversem sobre o que compreenderam do texto e faça intervenções para ajudar os alunos a responderem as questões.
Avaliação
(Etapa individual)
Certifique-se de que, apesar do trabalho em dupla, todos os alunos tenham registros individuais no caderno. Organize a leitura final dos textos em classe.
Leia com atenção os trechos de uma reportagem. Depois, você e um colega vão escrever uma linha fina para essa reportagem.
Opinião de especialistas no assunto
Nem um superengenheiro, nem um superinventor. Hoje em dia, as crianças é que são as mais importantes na hora de criar brinquedos. Durante o processo de elaboração, elas dão opinião sobre a cor, o tamanho, o formato e até se é interessante ou não. [...]
Uma fábrica de brinquedos nos Estados Unidos tem uma sala toda colorida e cheia de atrações só para a criançada brincar. O lugar é chamado de Play Lab, e, através de um espelho, todas as brincadeiras são observadas pela equipe da empresa. Nessa sala, é possível se divertir até com protótipos, ou seja, aqueles brinquedos que ainda nem foram lançados.
— É a única forma de entender se a ideia (do brinquedo) é apropriada. A criança, brincando, nos diz se é bom ou não - conta Kathelen Alfano, diretora do Play Lab. [...]
Pelo visto, não existe um trabalho mais divertido que esse de testar brinquedos!
O Globo, 27 abro 2013. Globinho.
Linha fina (lide)
A linha fina tem a função primordial de captar a atenção do leitor. É a chance que o jornalista tem de mostrar ao leitor que aquela notícia é importante. Ela é o primeiro parágrafo do texto, que deve responder às seis questões básicas: o que, quem, onde, como, por que, quando.
1. Qual é o assunto da reportagem?
2. Quem são as pessoas mais importantes na hora de criar brinquedos? Por quê?
3. O que é Play Lab?
4. Quais são as palavras mais importantes desse trecho da reportagem?
5. A quem o fato está ligado?
6. Que informações a linha fina pode dar sobre o assunto da reportagem que não estão no título?
Rascunho
1. Copie o título da reportagem.
2. Abaixo do título, escreva três ou quatro linhas dando mais informações sobre o assunto da reportagem.
3. Use as palavras que você escolheu em para responder a questão 4 (acima).
4. Lembre-se de que o título e a linha fina devem despertar o interesse do leitor por ler a matéria.
Autoavaliação
1. Dei informações sobre o assunto da reportagem que não estavam no título?
2. Despertei interesse do leitor pela reportagem?
3. Usei as palavras escolhidas?
Finalização
1. Faça as correções necessárias e passe a limpo seu texto.
2. Leia a linha fina que você escreveu para os colegas da classe.
Gabarito
1. O desenvolvimento de brinquedos.
2. São crianças, porque elas vão testar e dizer se são bons ou não.
3. É uma sala toda colorida e cheia de atrações só para a criançada brincar.
4. Brinquedos, crianças, criar, testar.
5. Às crianças.
6. Uma vez que o assunto da reportagem envolve ação, o uso de verbos de ação será predominante no texto que vão produzir. Exemplos: criar, opinar, brincar, divertir, testar, observar.