(PUC-SP)
Nova canção do exílio
Um sabiá
na palmeira, longe.
Estas aves cantam
um outro canto.
O céu cintila
sobre flores úmidas.
Vozes na mata,
e o maior amor.
Só, na noite,
seria feliz:
um sabiá,
na palmeira, longe.
Onde é tudo belo
e fantástico,
só, na noite,
seria feliz.
(Um sabiá,
na palmeira, longe.)
Ainda um grito de vida e
voltar
para onde é tudo belo
e fantástico:
a palmeira, o sabiá,
o longe.
O poema acima integra a obra A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade. Deste poema, como um todo, é INCORRETO afirmar que:
a) é uma variação do tema da terra natal, espécie de atualização moderna de uma idealização romântica da pátria.
b) estabelece uma relação intertextual com a "Canção do exílio"; de Gonçalves Dias, e se mostra como uma espécie de paráfrase.
c) evidencia que o poeta se apropriou indevidamente do poema de Gonçalves Dias e manteve os esquemas de métrica e de rima do texto original.
d) traduz na palavra "longe"; o significado do "lá", lugar do ideal distante, caracterizador de visão de uma pátria idealizada.
e) utiliza a imagem do sabiá e da palmeira para sugerir um espaço "onde tudo é belo e fantástico" e, afastado do qual, o poeta se sente em exílio.
Gabarito
Alternativa C.