5 de setembro de 2018

Atividade curta de português para 8º ano - poesia Elegia (Drummond)


Leia a poesia de Drummond e responda a questão:

Elegia

Ganhei (perdi) meu dia.
E baixa a coisa fria
Também chamada noite, e o frio ao frio
em bruma se entrelaça, num suspiro.
E me pergunto e me respiro
na fuga deste dia que era mil
 para mim que esperava
os grandes sóis violentos, me sentia
tão rico deste dia
e lá se foi secreto, ao serro frio (...)

Carlos Drummond de Andrade

Dos versos, podemos entender que:

a) O poeta sente medo e tristeza dentro da noite negra e fria. Ele ama o dia e sua luz.
b) O poeta exprime um suave sentimento de tranquilidade, ao cair de uma noite de inverno: ele merecera e ganhara mais um dia, aproveitando o descanso da noite para meditar.
c) O poeta sente-se triste ao fim de mais um dia de um longo inverno, e lembrasse com saudade dos dias quentes e alegres do verão.
d) O poeta, sentindo próximo o fim da vida, faz um retrospecto melancólico, confrontando o muito que espera e o nada que tem nas mãos.

Gabarito
Alternativa d.