Exercícios sobre MORFOSSINTAXE com respostas (vestibulares)


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1. (Fuvest-SP) Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?
a) Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim.
b) Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais.
c) Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês.
d) A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada.
e) Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar,não vai faltar.

2. (ITA-SP) Para uma pessoa mais exigente no que se refere à redação, especificamente a construções em que está em jogo a omissão do sujeito, só seria aceitável a alternativa:
a) As mulheres devem evitar o uso de produtos de higiene feminina perfumados, pois podem causar irritações […] (Infecção urinária. In: A Cidade. Lorena, mar. 2002, ano IV, n. 42)
b) É recomendável também não usar roupas justas, pois assim permite uma boa ventilação […], o que reduz as chances de infecção. (Infecção urinária. In: A Cidade. Lorena, mar. 2002, ano IV, n. 42)
c) Alguns medicamentos devem ser ingeridos ao levantar-se (manhã) e outros antes de dormir (noite), aproveitando assim seu efeito quando ele é mais necessário. (Boletim informativo sobre o uso de medicamentos, produzido por M & R Comunicações)
d) Já a rouquidão persistente é sinal de abuso excessivo da voz, o que pode levar à formação de nódulos (calos) ou pólipos, e merecem atenção especial. (Rouquidão: o que é e como ela afeta sua saúde vocal. Panfleto de divulgação do curso de Fonoaudiologia. Lorena, abr. 2001)
e) As sequelas [causadas pelo herpes] variam de paciente para paciente e podem ou não ser permanentes. (Folha Equilíbrio. Folha de S.Paulo, 27 jun. 2002, p. 3)


3. (PUC-SP)
Os cinco sentidos
Os sentidos são dispositivos para a interação com o mundo externo que têm por função receber informação necessária à sobrevivência. É necessário ver o que há em volta para poder evitar perigos. O tato ajuda a obter conhecimentos sobre como são os objetos. O olfato e o paladar ajudam a catalogar elementos que podem servir ou não como alimento.
O movimento dos objetos gera ondas na atmosfera que são sentidas como sons. […] SANTAELLA. Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001.

A palavra relacional que aparece quatro vezes no parágrafo exercendo, pela ordem, as seguintes funções:
a) sujeito, objeto direto, sujeito, sujeito.
b) sujeito, sujeito, sujeito, sujeito.
c) sujeito, sujeito, sujeito, objeto direto.
d) objeto direto, objeto direto, sujeito, sujeito.
e) objeto direto, sujeito, objeto direto, sujeito.


4. (UFPA-PA) Os termos destacados no trecho “O pobre índio, tímido, não se animava a chegar-se a casa, senão quando via de longe a D. Antônio de Mariz passeando sobre a esplanada”, desempenham, respectivamente, as funções de:
a) objeto direto, sujeito e adjunto adverbial
b) sujeito, objeto direto preposicionado e objeto indireto
c) sujeito, objeto direto preposicionado e adjunto adverbial
d) sujeito, objeto indireto e adjunto adverbial
e) sujeito, objeto indireto e objeto indireto

5. (Fuvest-SP) No trecho “Em suma: o servilismo ao código apriorístico — assegurando a comunicação imediata com o público — é o critério básico da sua confecção”, as palavras servilismo, código e apriorístico são, respectivamente:
a) sujeito, complemento nominal, adjunto adnominal
b) aposto, objeto indireto, adjunto adverbial
c) aposto, adjunto adverbial, adjunto adverbial
d) sujeito, adjunto adverbial, predicativo
e) aposto, objeto indireto, predicativo 

6. (FCMSC-SP) Observe as duas frases seguintes:
I. O proprietário da farmácia saiu.
II. O proprietário saiu da farmácia.

Sobre elas são feitas as seguintes considerações:
Na I, da farmácia é adjunto adnominal.
Na II, da farmácia é adjunto adverbial.
Ambas as frases têm exatamente o mesmo significado.
Tanto em I como em II, da farmácia tem a mesma função sintática.

Dessas quatro considerações:
a) apenas uma é verdadeira.
b) apenas duas são verdadeiras.
c) apenas três são verdadeiras.
d) as quatro são verdadeiras.
e) nenhuma é verdadeira.

7. (UERJ-RJ) Algumas preposições podem expressar sentidos variados e introduzir termos com funções sintáticas diversas. No exemplo “pequeno deu a quantia determinada pela esposa de Zé Gordo”, a preposição por tem características semânticas e sintáticas idênticas às da seguinte alternativa:
a) “caibros cobertos, em geral, por telhas de zinco”
b) “num desespero absoluto e que por ser absoluto é calado”
c) “que se estendia por caminhos muitas vezes sem sentido algum”
d) “becos que, por terem só uma entrada, se tornam becos sem saídas”

8. (UFV-MG) “Temos de nos enquadrar, ou as consequências serão apocalípticas.” Das alterações processadas na sentença anterior, aquela em que ocorre substancial mudança de sentido é:
a) Se não nos enquadrarmos, as consequências serão apocalípticas.
b) As consequências serão apocalípticas, caso não nos enquadremos.
c) Na hipótese de não nos enquadrarmos, as consequências serão apocalípticas.
d) As consequências serão apocalípticas, a menos que não nos enquadremos.
e) As consequências serão apocalípticas, uma vez que não nos enquadremos.



9. (UFV-MG) Os sinais de pontuação que preenchem de maneira correta as lacunas da sentença são: No que tange ao complexo de inferioridade ____ podemos encará-lo sob dois aspectos interessantes ____ é real, acostumados que estamos à submissão aos países desenvolvidos _____ é falso, indicativo apenas de uma humildade brasileira não percebida pelo autor.
a) ponto e vírgula / vírgula / ponto e vírgula.
b) ponto e vírgula / dois-pontos / vírgula.
c) vírgula / ponto e vírgula / dois-pontos.
d) vírgula / dois-pontos / ponto e vírgula.
e) vírgula / vírgula / vírgula.

10. (PUC-Campinas-SP) Observe as frases seguintes:
I. O autor destes versos é Manuel Bandeira.
II. Estes versos fazem parte do soneto “Renúncia”.

Transformando esses dois períodos simples num período composto por subordinação, a alternativa que satisfaz a exigência é:
a) Estes versos cujos são de Manuel Bandeira, fazem parte do soneto “Renúncia”.
b) Estes versos de Manuel Bandeira fazem parte do soneto “Renúncia”.
c) Estes versos, cujo autor é Manuel Bandeira, fazem parte do soneto “Renúncia”.
d) Estes versos, que o autor é Manuel Bandeira, fazem parte do soneto “Renúncia”.
e) Estes versos de quem o autor é Manuel Bandeira, fazem parte do soneto “Renúncia”. 


11. (PUC-PR) Assinale a alternativa em que não se uniu adequadamente as duas frases.
a) 
1. Estava fazendo muito calor. Fui, pois, tomar um banho de mar.
2. Como estava fazendo muito calor, fui tomar um banho de mar.

b) 
1. Não lhe peço só admiração. Peço-lhe também respeito.
2. Não lhe peço só admiração, mas também respeito.

c) 
1. Acalme-se. O caso não é tão grave assim.
2. Acalme-se, que o caso não é tão grave assim.

d) 
1. Compreendi que estava errado. Procurei, portanto, corrigir-me.
2. Compreendi que estava errado, procurei, porém, corrigir-me.

e) 
1. Ele é meu adversário. Mesmo assim não posso deixar de admirá-lo.
2. Embora ele seja meu adversário, não posso deixar de admirá-lo.

12. (UFRJ-RJ) Leia atentamente a primeira estrofe do poema de Fagundes Varela a seguir.
A casa era pequenina,
Não era? — Mas tão bonita
Que teu seio inda palpita
Lembrando dela, não é?”

Considerando as ideias e circunstâncias apresentadas no trecho destacado, a opção que apresenta a sequência correta é:
a) comparação – contraste – tempo.
b) contraste – consequência – tempo.
c) comparação – contraste – consequência.
d) contraste – explicação – tempo.
e) comparação – consequência – tempo.

13. (PUC-PR)

Estímulo elétrico contra a depressão
Um estímulo elétrico numa área precisa do cérebro de quem sofre de obsessões compulsivas e depressões pode ajudar a conseguir a cura, segundo testes feitos por neurocirurgiões franceses. Uma equipe do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França acaba de aplicar com sucesso a técnica, que consiste em instalar eletrodos ao nível “da cabeça do núcleo caudado, situado na metade do cérebro”. A operação, que dura 12 horas é relatada na edição de outubro da revista Journal of Neurosurgery. O estímulo elétrico, já usado para aliviar pacientes que sofrem de mal de Parkinson, ajuda a reduzir a ansiedade de quem sofre de transtornos neurológicos.
Folha de S.Paulo, 30 out. 2004.

Marque a alternativa correta.
a) A palavra precisa (1a linha) pode ser substituída por necessitada.
b) Na terceira frase, após a palavra horas, deveria ter sido usada uma vírgula.
c) Em lugar de Uma equipe pode-se colocar A equipe.
d) O artigo definido em “acabar de aplicar com sucesso a técnica” pode ser substituído pelo indefinido uma.
e) A primeira vírgula da última frase poderia ser excluída.


14. (UFPI-PI) Avalie a construção dos períodos I, II e III, compostos pelas orações a, b e c.
a) O povo se jogava dentro das labaredas.
b) O povo tentava salvar seus objetos do fogo.
c) O fogo continuava aumentando.

I. A fim de salvar seus objetos do fogo, o povo se jogava dentro das labaredas, embora o fogo continuasse aumentando.
II. O povo se jogava dentro das labaredas, tentando salvar seus objetos do fogo, que continuava aumentando.
III. Enquanto o fogo continuava aumentando, o povo se jogava dentro das labaredas, para tentar salvar seus objetos.

Da avaliação, conclui-se que:
a) apenas I é correta.
b) apenas II é correta.
c) apenas III é correta.
d) apenas I e II são corretas.
e) I, II e III são corretas.

15. (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção em que a conjunção e está empregada com valor adversativo.
a) Deixou viúva e órfãos mudos.
b) Para diminuir a mortalidade e aumentar a produção proibi a aguardente.
c) Tenho visto criaturas que trabalham demais e não progridem.
d) Iniciei a pomicultura e a avicultura.
e) Perdi dois caboclos e levei um tiro de emboscada.

17. (PUC-PR) Assinale a alternativa em que o termo colocado entre parênteses não substitui com o mesmo sentido o termo destacado da frase.
a) Não merecemos nenhum castigo, dado que nada fizemos. (pois que)
b) Ele chegará cedo ao trabalho, salvo se o trânsito o impedir. (a não ser que)
c) Eu não quis ofendê-lo; depois, nem o conhecia direito. (ademais)
d) Resolvemos partir, conquanto tivesse chovido muito à noite. (embora)
e) Você participou da festa; diga-me, pois, o que aconteceu. (contudo)


18. (PUC-SP) Assinale a alternativa correspondente à frase em que ocorre uso incorreto de conjunção.
a) O homem criou a máquina para facilitar sua vida, e contudo ela correspondeu a essa expectativa.
b) Diga-lhe que abra logo a porta, que eu estou com pressa.
c) Ele tinha todas as condições para representar bem os colegas; nem todos lhe reconheciam
os méritos, porém.
d) O problema é que ainda não se sabe se ele agiu conforme as normas da empresa.
e) Ao perceber o que tinham feito com seus livros, gritou que parecia um louco.

19. (ESPM-SP) A respeito das frases abaixo, a opção que não as interpreta corretamente é:

I. O rapaz é bonito, mas é mentiroso!
II. O rapaz é mentiroso, mas é bonito!
III. Faltei à aula, mas participei do campeonato de futebol.

a) As frases I e II são semanticamente idênticas.
b) Na frase I, reprova-se a mentira, portanto dá-se mais valor à sinceridade.
c) Na frase II, considera-se a beleza mais importante do que a sinceridade.
d) A conjunção mas, além de exprimir a ideia de oposição, pode dar a ideia de compensação,como acontece na frase II.
e) A conjunção mas, além de exprimir a ideia de oposição, pode dar a ideia de justificativa, como acontece na frase III.


20. (UFMG-MG) Sem alterar o sentido do período, reescreva-o, eliminando as palavras destacadas e fazendo as adaptações necessárias.

O que é indispensável é que se conheça o princípio que se adotou para que se avaliasse a experiência
que se realizou ontem, a fim de que se compreenda a atitude que tomou o grupo que foi encarregado do trabalho.

21. (FMTM-MG) Aquele cachorro incomodava o dono. Deu-o à mulher de um carvoeiro. Assinale a alternativa na qual se expressa corretamente a relação de sentido entre as orações do período.

a) Aquele cachorro incomodava o dono, senão deu-o à mulher de um carvoeiro.
b) Assim como aquele cachorro incomodava o dono, deu-o à mulher de um carvoeiro.
c) Embora aquele cachorro incomodasse o dono, deu-o à mulher de um carvoeiro.
d) Aquele cachorro incomodava o dono, no entanto deu-o à mulher de um carvoeiro.
e) Como aquele cachorro o incomodava, o dono deu-o à mulher de um carvoeiro.

22. (UFRJ-RJ) Leia os versos a seguir da música Asa branca e atente para os termos destacados.

I.
Entonce, eu disse: “Adeus, Rosinha,
Guarda contigo meu coração”.

II.
Eu te asseguro, num chore, não, viu!
Que eu voltarei, viu, meu coração.

Considerando a função sintática e o valor semântico dos termos destacados em I e II, é correto afirmar que:
a) os termos, em I e II, são objeto direto, e ambos devem ser entendidos no sentido denotativo.
b) o termo em I é sujeito e em II é aposto, e ambos devem ser entendidos no sentido denotativo.
c) o termo em I é sujeito e em II é aposto, e ambos devem ser entendidos como uma metáfora.
d) o termo em I é objeto direto e em II é sujeito, e ambos devem ser entendidos como uma metáfora.
e) o termo em I é objeto direto e em II é vocativo, e ambos devem ser entendidos como uma
metáfora.

23. (FGV-SP) Na frase: “A sensação direta da água nos pés lhe anunciava que era hora de matar a sede...”, ocorre o pronome lhe.
É possível alterar a posição desse pronome, transformando o período em “A sensação direta da água nos pés anunciava que era hora de matar-lhe a sede...”. Feita a transformação, pergunta-se: que implicação ela traz à frase?

24. (UEL-PR) “Os narradores embora de espaços diferentes — escolas rurais, escolas de favelas, escolas de grandes e pequenas cidades — contam em uníssono, a história da educação paulista, mas que não é diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.” (Proleitura, jun. 1998.)

Que alternativa reescreve o texto acima sem alterar-lhe o sentido?
a) Os narradores, porque procedem de espaços diferentes, contam em uníssono, a história da educação paulista, embora ela seja diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.
b) Os narradores, procedentes portanto de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, que porém não é diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.
c) Os narradores, quando de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, que, por isso, não é diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.
d) Os narradores, apesar de procedentes de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, que não é, todavia, diferente da educação gaúcha, potiguar ou mato-grossense.
e) Os narradores, que todavia são de espaços diferentes, contam, em uníssono, a história da educação paulista, mas não são diferentes de gaúchos, potiguares ou mato-grossenses.

25. (PUC-PR) A língua é bastante flexível, o que permite escolhas no modo de dizer. Indique a alternativa com a alteração inadequada: 

Segundo números do Ibope, o país tem 20 milhões de internautas que utilizam em média 10 horas mensais de acesso. Entre as páginas mais procuradas estão finanças, comércio eletrônico, notícias e serviços de governo.
Resol., set./out. 2004, p. 12.

a) Inverter a ordem da última frase: “Finanças, comércio eletrônico, notícias e serviços de governo estão entre as páginas mais procuradas”.
b) Substituir “o país tem” por “no país há”.
c) Substituir “em média” por “cerca de”.
d) Substituir “Segundo” por “Conforme”.
e) Substituir as vírgulas da última frase por ponto e vírgula.

26. (UEL-PR) Indique a alternativa em que a concordância foi feita segundo as normas do português escrito.
a) Não existe, na conjuntura atual, soluções perfeitas para o problema da energia no Brasil.
b) As sondas da Nasa usam um sistema chamado redes neurais, que procura imitar o funcionamento do sistema nervoso de animais.
c) A história das civilizações pode ser contada como a busca por combustíveis capaz de gerar a energia necessária para nos aquecer no inverno e cozinhar alimentos.
d) Os críticos da globalização, ao alegar que os ricos estão ficando mais ricos e os pobres mais pobres, escolhe, com frequência, o campo de batalha errado.
e) Nas obras literárias marcantes está refletido, de algum modo, as tendências dominantes da cultura de cada época.

GABARITO