10 de abril de 2019

Gênero NOTÍCIA - Atividade 7ºano com gabarito


Campanha pretende incentivar a leitura nas classes C, D e E
03/08/2012 · por Thais Marinho

“Leia Mais, Seja Mais”. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretende chamar a atenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, com foco nas classes C, D e E, nas quais há um maior número de não leitores. A campanha integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e teve a sua segunda fase lançada ontem, dia 2.
Na primeira fase, os investimentos totalizaram R$ 8 milhões e foram utilizados na elaboração de anúncios de jornal e revistas de circulação nacional. Já a segunda fase terá um total de R$ 4,5 milhões de recursos destinados para ações em televisão, rádio, internet e até telefone. Quem ligar para o MinC irá ouvir trechos de obras consagradas lidas por autores e atrizes. Ao final da gravação, a mensagem: “com a literatura, nenhum tempo é tempo perdido”. Só depois, a ligação será encaminhada para a telefonista.
Na internet, o alvo é o Facebook. A campanha pretende incentivar os internautas a trocar suas fotos de perfil pela imagem da capa de um livro. 

Adaptado de praler.org

1. Leia as afirmações feitas a seguir, relacionadas ao texto lido.
I. O texto é uma notícia, pois nele evidenciam-se algumas das características próprias do gênero, tais como: o que aconteceu, quando e onde.
II. Em linguagem clara e direta, buscando estabelecer uma comunicação eficiente com o leitor, o texto informa acerca da ocorrência de um fato verdadeiro.
III. O texto apresentado é um conto, pois nele evidenciam-se algumas características próprias do gênero, tais como: narrar uma história inventada, numa estrutura organizada em uma situação inicial, desenvolvimento e situação final, destacando um conflito a partir do qual as ações se organizam.

É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II e III.

2. Leia novamente este trecho do texto:

“Leia Mais, Seja Mais”. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretende chamar a atenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, com foco nas classes C, D e E, nas quais há um maior número de não leitores.

Essa notícia é “antiga”, afinal, foi veiculada no ano de 2012. Assinale a alternativa em que esse trecho é reescrito corretamente, situando os acontecimentos no tempo passado.

a) Leia Mais, Seja Mais. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretenderá chamar a atenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, com foco nas classes C, D e E, nas quais havia um maior número de não leitores.
b) Leia Mais, Seja Mais. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretendia chamar a atenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, com foco nas classes C, D e E, nas quais haverá um maior número de não leitores.
c) Leia Mais, Seja Mais. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretendia chamar a atenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, com foco nas classes C, D e E, nas quais havia um maior número de não leitores.
d) Leia Mais, Seja Mais. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretende chamar a atenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, com foco nas classes C, D e E, nas quais houve um maior número de não leitores.
e) Leia Mais, Seja Mais. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretenderia chamar a atenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, com foco nas classes C, D e E, nas quais há um maior número de não leitores.

GABARITO
1.
O texto apresentado é uma notícia, pois nele evidenciam-se algumas características próprias do gênero, tais como: destacar o fato ocorrido numa linguagem clara e direta, apresentando informações como o que aconteceu (lançamento da campanha), quando (meados de agosto/2012) e onde (no país inteiro).
Resposta: C

2.
Situando os acontecimentos do trecho no tempo passado, teríamos:
“Leia Mais, Seja Mais. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretendia chamar a atenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, com foco nas classes C, D e E, nas quais havia um maior número de não leitores.”
Resposta: C