1 de agosto de 2019

Interpretação sobre consumismo (gabarito)

a) O ritmo musical, a disposição dos produtos, a largura dos corredores e tudo o que impressiona o consumidor.
b) As equipes formadas por psicossociólogos, arquitetos, decoradores, iluminadores, especialistas em marketing.
c) Para incentivar a febre do consumo.
d) Porque tudo parece mágico, impressiona: há música, vitrines decoradas, o ambiente convida a um passeio. 

2. Alternativa c. 

3.
a)  O consumidor permanece, em média, 40 minutos dentro do supermercado: a ele são apresentados de 4 mil a 6 mil produtos: ele tem pouco tempo para decidir; 50% dos produtos vendidos são comprados por impulso.

b) São as mercadorias que atendem as necessidades básicas de uma casa: produtos alimentícios. de limpeza e de higiene.

4.
a) Anunciar o preço em um grande cartaz.
b) Distribuir os produtos nas prateleiras de forma a evitar "pontos frios" .


5. A grandiosidade da arquitetura, que proporciona a sensação de segurança, de proteção e de pertencimento, planejada como cenário em que as pessoas podem olhar. mexer, espiar, comprar.

6. Sugestão:
Possivelmente para mostrar que esse ambiente esconde perigos e armadilhas para os consumidores. 

7. As metáforas selva de consumo e cobaias revelam nitidamente a critica negativa do autor aos procedimentos que comenta.