11 de março de 2020

Gênero entrevista - Desmatamento da Amazônia - Interpretação e produção de texto com habilidades BNCC (8ºano)


**Gabarito no final**

Para responder às questões de 1 a 3, leia o fragmento da entrevista de Carlos Nobre, cientista climático, sobre o desmatamento da Amazônia.

“A Amazônia não está longe de virar savana”


Em um editorial publicado [...] na revista científica “Science Advances”, o climatologista Carlos Nobre, membro da Academia Brasileira de Ciências, fez um alerta sobre o futuro da Amazônia, caso o desmatamento prossiga no ritmo atual [...].

A Amazônia está perto de atingir um limite de mudanças irreversíveis? 

Se considerarmos o impacto somado do desmatamento, do aquecimento global e do aumento dos incêndios da floresta, o sistema Amazônico floresta-clima pode não estar muito distante de atingir um ponto sem volta de inflexão ou ruptura de perda de estabilidade e caminhar para um novo estado de equilíbrio. Qual seria?
Ele significaria uma perda de área de floresta talvez superior a 50%, substituída por um tipo de savana empobrecida. É a vegetação do cerrado, mas teria muito menos diversidade biológica de espécies e menor quantidade de carbono estocada na vegetação [...].

(PEREIRA, Cilene. A Amazônia não está longe de virar savana.
Disponível: https://istoe.com.br/amazonia-nao-esta-longe-de-virarsavana/

Glossário
Inflexão: formar curva, desvio.

1. Considerando o modo como estão dispostas as informações no fragmento, responda:
a) De que maneira são identificados o entrevistado e o entrevistador nessa entrevista?
b) Observando como o entrevistador conduz a entrevista, é possível afirmar que ele se baseia apenas em seu roteiro? Por quê?

2. Observe as perguntas presentes no fragmento. Que tipo de pergunta você faria a uma personalidade que você admira? Imaginando que você fará uma entrevista com essa personalidade, elabore um roteiro de perguntas. Para isso, siga as orientações:

a) Escolha uma pessoa real (pode ser autor, cantor, ator ou atleta) ou fictícia, como seu herói favorito, para ser entrevistada.
b) Assim como no fragmento da entrevista, apresente um parágrafo com informações importantes sobre essa pessoa. Diga o nome dela e suas principais realizações, por exemplo.
c) Apresente um roteiro com cinco perguntas a serem feitas ao entrevistado escolhido por você. 

3. O título da entrevista está entre aspas. O que isso significa? Qual efeito de sentido tem o uso das aspas no título da entrevista?


GABARITO

Questão 1 
Prática de Linguagem: Oralidade
Objeto(s) de conhecimento: Estratégias de produção
Habilidade (EF69LP39) Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaborar roteiro de perguntas, realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir, tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos.

Grade de correção
100%
O aluno levanta informações adequadas sobre o entrevistador e aponta corretamente uma característica do gênero entrevista. Respostas possíveis: a) Identifica-se a voz do entrevistador pela parte em negrito no fragmento e a do entrevistado pelas partes sem destaque; b) Pode-se afirmar que o entrevistador não se baseia apenas em seu roteiro, pois a pergunta “Qual seria?” não foi previamente planejada, ou seja, não estava em seu roteiro, já que é feita com base na resposta anterior do entrevistado. Ela demonstra que o entrevistador a produziu durante a entrevista.
50% O aluno responde parcialmente às perguntas presentes no comando.
0% O aluno não levanta informações coerentes sobre o entrevistado e o entrevistador nem sobre a entrevista em questão.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Caso o aluno não levante informações sobre o entrevistador e o entrevistado, apresente a ele dois textos, sendo o primeiro uma entrevista e o segundo, um conto em que haja um diálogo entre dois personagens. Após a leitura de ambos, pergunte a ele quais são as semelhanças e as diferenças entre eles e quais aspectos presentes em cada texto determinam a diferença entre eles.


Questão 2
Prática de Linguagem: Oralidade
Objeto(s) de conhecimento: Estratégias de produção
Habilidade (EF69LP39) Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantar  informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaborar roteiro de perguntas, realizar
entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir, tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos.

Grade de correção
100% O aluno elabora adequadamente um roteiro de perguntas, aplicando as orientações prescritas no comando.
50% O aluno elabora um parágrafo com poucas informações sobre o entrevistado e um roteiro com apenas duas perguntas.
0% O aluno não elabora um roteiro de perguntas e produz um texto expositivo sobre sua personalidade favorita.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Caso o aluno não elabore um roteiro de perguntas para entrevista, peça a ele que elabore um roteiro para entrevistar um colega de sala. Motive-o a refletir sobre o objetivo da entrevista, a quem está direcionada, e, em seguida, solicite que faça perguntas simples do tipo: “Qual é seu filme favorito?” e “O que você gosta de fazer em seu tempo livre?”.

Questão 3
Prática de Linguagem: Leitura
Objeto(s) de conhecimento: Efeitos de sentido
Habilidade (EF89LP05) Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre).

Grade de correção
100%
O aluno analisa adequadamente o uso das aspas no título da entrevista. Resposta possível: O uso das aspas indica o resumo da ideia básica da fala do entrevistado feito pelo entrevistador. O efeito de sentido dessa citação no título reforça a credibilidade e a curiosidadade para ler a entrevista, tendo em vista que o título traz uma informação a respeito da Amazônia e dá um caráter de confiabilidade à entrevista, já que quem diz “A Amazônia não está longe de virar savana” é um cientista, ou seja, alguém que tem conhecimento científico sobre o assunto de que fala.
50% O aluno responde corretamente apenas a uma das duas perguntas feitas no comando.
0% O aluno realiza uma análise incoerente sobre o uso das aspas no título da entrevista. Por exemplo: O uso das aspas indica uma mudança de sentido do trecho destacado no título. O efeito de sentido dessa citação no título indica o tom irônico da fala do entrevistado.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

O efeito de sentido causado pelo uso das aspas pode ser explorado por meio de atividades que levem o aluno a analisar, por exemplo, a intenção do autor ao utilizar as aspas em determinado ponto no texto. Para isso, selecione alguns textos em que as razões do uso das aspas sejam diferentes. Em seguida, peça ao aluno que analise qual é a intenção do autor ao destacar um determinado trecho com aspas em cada texto selecionado.