Campo: Artístico-literário.
Eixo: Leitura e oralidade.
Competência geral 3: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Competências específicas:
8 - Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
9 - Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
Objetos de conhecimento:
Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção.
Apreciação e réplica.
Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.
Adesão às práticas de leitura.
Resumo do plano:
A turma realizará leitura de escolha pessoal, com a finalidade de selecionar livros para ler para os (as) colegas da sala e participar de uma sessão de leitura expressiva de livros para outra turma do 6o ano, ou outro público a ser definido pelo (a) professor (a).
A turma participará de leitura colaborativa das obras, seguida de sessões de ensaio da leitura em voz alta e da leitura expressiva.
Objetivos:
Selecionar obras literárias que serão lidas a outros (as) estudantes.
Recuperar o contexto de produção da obra: biografia do (a) autor (a) e do (a) ilustrador (a); momento e motivação para a produção do livro.
Ler a obra em colaboração com um colega, apreciando-a e discutindo seu conteúdo, além de identificar aspectos que justifiquem a escolha dela para o público-alvo.
Escutar a leitura realizada, atentando para a entonação e realizando ajustes necessários.
Participar de roda de leitores e avaliar o trabalho realizado.
Organização da turma:
A turma será organizada em duplas para a pesquisa e ensaio das leituras; coletivamente para o momento de socialização; e em roda nos momentos de compartilhar impressões sobre as obras escolhidas com justificativa da escolha.
Materiais impressos:
Obras a serem lidas.
Caderno para anotação das impressões referentes aos aspectos da apreciação da obra durante a leitura.
Recursos multimidiáticos.
Espaços:
Biblioteca e/ou sala de leitura (da escola ou do bairro); salas de aula ou pátio da escola.
Duração: 8 aulas.
APRESENTAÇÃO
Esse plano cumpre as duas seguintes finalidades:
a) O aspecto comunicativo – o qual consiste em trazer uma prática social de linguagem para a escola de modo a favorecer o uso da linguagem em contextos significativos, aproximando leitores de obras literárias.
b) O aspecto didático – o qual consiste em garantir uma situação de ensino e de aprendizagem que favoreça a aquisição/ampliação de uma competência específica, que se faz necessária para o início do Fundamental II. No caso, a fluência semântica em leitura tem sido uma crescente necessidade dos(as) estudantes no início dos anos finais.
Dessa forma, o plano ganha uma importância vital, tanto no sentido de desenvolver e/ou ampliar a fluência leitora dos (as) estudantes (as) do 6o ano, como também pelo fato de dar acesso à literatura a outros (as) estudantes que, então, vão obter ajuda para a leitura de obras de maior extensão.
Em abordagem complementar ao trabalho de formação de leitores feito na obra, o presente sequência didática plano resgata as indicações de leitura de textos ficcionais com o gênero epistolar, de modo que os (as) estudantes partam desse contexto para exercitar procedimentos de escolha de livros com autonomia, e que se engajem, com adesão à leitura, na prática de ler para o outro.
A oralização de textos escritos, em situações próprias para isso, cumpre um importante papel na formação de estudantes leitores fluentes. Contudo, sabe-se que não se trata apenas de dar voz ao texto impresso.
A fluência leitora envolve, principalmente, o aspecto semântico, ou seja, a leitura compreensiva do que é oralizado.
Assim, além de desenvolver o gosto pela leitura literária, ampliando o repertório linguístico da turma, o plano foi elaborado para a ativação de capacidades de compreensão leitora e de réplica, com apreciação de textos lidos, de modo que os (as) estudantes do 6o ano avancem como leitores fluentes. Salientamos que é fundamental que os (as) estudantes com baixa fluência leitora sejam os (as) primeiros (as) a se preparar para ler, com sua ajuda e a ajuda dos (as) colegas.
Procure visitar e orientar a visita dos (as) estudantes do 6o ano à biblioteca da escola e/ou da região em que vivem para selecionar obras que possam ser oferecidas aos leitores que serão os interlocutores especiais, com quem eles (as) vão compartilhar as leituras preparadas. Nesta primeira etapa do trabalho, a finalização será com uma roda de leitores, a qual também poderá ser acompanhada pelos pais, se assim desejarem.
RELAÇÃO COM A BNCC
A proposta deste plano contempla e/ou favorece as seguintes habilidades da BNCC, do componente curricular de Língua Portuguesa:
(EF67LP23) Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos [...], dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF69LP26) Tomar nota em discussões, [...] apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados [...]).
(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa [...], sinopse, resenha crítica [...], para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas [...], diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.
(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas [...], dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários [...], dentre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs.
(EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.
(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos [...], bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, [...] tanto da tradição oral [...] quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de [...] leituras dramáticas [...], empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero [...] e à situação de compartilhamento em questão.
METODOLOGIA
A metodologia, compreendida como ferramenta fundamental do trabalho, pressupõe um (a) estudante ativo (a) e participativo (a). Sendo assim, as propostas de atividades buscam levar os (as) estudantes à interlocução, tanto nas aulas deste plano quanto fora delas, nos momentos de finalização dos trabalhos. A aprendizagem, portanto, acontece por aproximações sucessivas a partir da ação, da reflexão e da interação entre os (as) estudantes e o (a) professor (a), tendo como objetos a prática de leitura e os conteúdos nela envolvidos, além da situação comunicativa de compartilhamento da leitura.
DESENVOLVIMENTO
AULAS 1 E 2
Apresentação da sequência – Leitura em voz alta de uma obra
Conteúdos específicos:
Leitura em voz alta.
Capacidades leitoras de compreensão e de réplica e apreciação.
Oralidade.
Recursos didáticos:
Cartaz com as primeiras etapas da sequência para ser completado com a turma.
Livro que será lido para a turma.
Gestão dos (as) estudantes:
Estudantes dispostos (as) em roda, inicialmente; no momento da elaboração do cartaz, dispostos da melhor maneira possível para que possam visualizá-lo.
Habilidades:
(EF67LP23); (EF69LP26); (EF69LP45); (EF69LP46); (EF69LP49).
Encaminhamento
1. Antes de desenvolver esta aula, selecione, para compartilhar, uma obra literária que seja de média ou longa extensão e que possa atrair o interesse da turma. Podem ser utilizadas algumas das sugestões que aparecem nesta sequência.
2. No dia da aula, organize os (as) estudantes em roda para que possam ouvir a leitura e participar das discussões que acontecerão em seguida. Primeiramente, faça a apresentação da obra, fornecendo informações sobre o (a) autor (a) e o (a) ilustrador (a), explorando o título e o projeto gráfico (imagens, cores, formato e demais elementos que possam dar uma ideia da obra). Pergunte-lhes se conhecem o (a) autor (a), fale de seu estilo, mencione outros livros escritos por ele (ela), se há alguma relação entre a vida dele (a) e o livro etc. Em seguida, leia trechos da quarta-capa e explique as razões que o (a) levaram a selecionar essa obra para ler, mencionando o que mais chamou sua atenção: a linguagem, o conteúdo, o projeto gráfico. Nesse momento, procure expor as razões de sua escolha do seu ponto de vista como leitor (a), evitando, por ora, explicitar os objetivos didáticos, que certamente compõem também sua decisão.
3. Após a apresentação, leia um trecho da obra e combine como será feita a continuação da leitura. É importante que você atente para o modo de comunicar a trama – que é o que mais seduz os (as) leitores (as) iniciantes –, explorando o ritmo da voz, a expressão facial, a entonação, os quais compõem o sentido que você quer transmitir com sua leitura e sua interpretação do texto. Evite interrupções, a menos que sejam para apreciar algum aspecto, para problematizar um trecho e para sugerir que formulem antecipações.
4. No final, realize uma conversa sobre a leitura com base em questões que lhe possam vir à mente como leitor (a) da obra. Entre outras questões, pergunte se gostaram e o que mais lhes chamou a atenção na trama, pedindo que indiquem passagens de que tenham gostado. Questione-os (as), ainda, sobre o que acharam de ouvir uma pessoa lendo para eles (as).
5. Fale que haverá no desenvolvimento desta proposta um importante aprendizado e que eles (as) poderão, ainda, contribuir com a aprendizagem de outros (as) colegas, sendo, por isso, necessária a participação de toda a turma.
6. Comente as etapas e as principais atividades, informando qual será o tempo para a execução dessas atividades e a importância de cada uma. Explique que eles (as) vão ler para os (as) colegas e que, na próxima sequência, vão produzir um evento literário na escola, para a culminância das leituras realizadas nesta sequência. Pergunte-lhes o que acham da ideia de ler para os (as) colegas e obtenha com eles (as) sugestões para o desenvolvimento de todo o trabalho. Explique que esta proposta cumprirá duas finalidades: ler para os (as) colegas e ampliar a fluência leitora de todos (as), especialmente dos (as) que ainda não puderam desenvolver bem a capacidade de leitura, os (as) quais vão poder ampliar essa capacidade com a atividade aqui desenvolvida. Para acompanhamento e registro da sequência, elabore com a turma um cartaz para ser afixado na sala e reproduzido no caderno, como este sugerido a seguir.
Procedimentos e capacidades de leitura.
Leitura de escolha pessoal.
Oralidade.
Livros que sejam adequados aos (às) estudantes que serão ouvintes.
Em um primeiro momento, os (as) estudantes devem circular pelo espaço onde os livros estejam (estantes, mesas). Em um segundo momento, eles (as) devem ser dispostos (as) em roda para a apresentação da obra escolhida e para a justificativa da escolha.
(EF67LP23); (EF67LP28); (EF69LP45); (EF69LP46); (EF69LP49).
Leitura colaborativa.
Capacidades leitoras de compreensão e de réplica e apreciação (elaboração de apreciações estéticas, afetivas e relativas a valores éticos).
Oralidade.
Caderno para anotações.
Obras em estudo.
Estudantes organizados (as) em duplas produtivas (um componente com boa fluência leitora compreensiva e outro com dificuldade).
(EF67LP28); (EF69LP26); (EF69LP45); (EF69LP46); (EF69LP49).
Leitura em voz alta.
Oralidade (entonação/prosódia).
Colaboração.
Livros em estudo, celular, caderno de anotações.
Estudantes organizados (as) em duplas produtivas, inicialmente, e em roda, no momento da avaliação.
(EF67LP23); (EF67LP28); (EF69LP26); (EF69LP53).
Leitura expressiva.
Oralidade.
Colaboração.
Livros.
Estudantes dispostos (as) coletivamente em roda e nas duplas produtivas para a sessão de leitura.
(EF67LP23); (EF67LP28); (EF69LP26); (EF69LP53).
CARRASCO, Walcyr. Cadê o super-herói?. São Paulo: Moderna, 2012.
MACHADO, Ana Maria. De carta em carta. São Paulo: Salamandra, 2002.
TOLKIEN, J. R. R. Cartas do Papai Noel. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
VASCO, Irene. Letras de carvão. São Paulo: Pulo do Gato, 2016.
BRÄKLING, Kátia Lomba. Leitura colaborativa.
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