18 de junho de 2023

Gênero lírico - Interpretação de poema ensino médio - A expressão do eu


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Leia o poema a seguir, escrito pelo poeta contemporâneo fluminense Antonio Carlos Secchin e responda às questões 

De chumbo eram somente dez soldados,
plantados entre a Pérsia e o sono fundo,
e com certeza o espaço dessa mesa
era maior que o diâmetro do mundo.

Aconchego de montanhas matutinas
com degraus desenhados pelo vento;
mas na lisa planície da alegria
corre o rio feroz do esquecimento.

Meninos e manhãs, densas lembranças
que o tempo contamina até o osso,
fazendo da memória um balde cego

vazando no negrume de um poço.
Pouco a pouco vão sendo derrubados
as manhãs, os meninos e os soldados.

SECCHIN, Antonio Carlos. Todos os ventos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

1. Qual é o tema desse poema? Como esse tema é desenvolvido?

2. Qual tipo de emoção se revela na voz que expressa esse tema?

3. Como você interpretou os versos “fazendo da memória um balde cego // vazando no negrume de um poço”?

4. Em que esse poema se diferencia de um texto em prosa?

O poema de Secchin é um exemplo do gênero lírico. Nele, o poeta expressa seu sentimento em relação a um tempo que já findou. Está em foco seu mundo interior, cabendo às imagens do mundo exterior expressar sentidos íntimos, particulares. Observe como a imagem de um balde no “negrume de um poço” sugeriu uma visão pessoal acerca da memória.

No gênero lírico, a linguagem é explorada para expressar emotivamente a percepção de um “eu”, sua intimidade (suas dores, júbilos, ódios, horrores etc.), e para provocar uma impressão no leitor. Esse “eu”, que não deve ser confundido com a pessoa do poeta, pode ter várias denominações, sendo as mais comuns eu lírico e eu poético.

Na Antiguidade, os poetas recitavam e cantavam suas produções ao som de um instrumento musical, a lira, daí a origem da palavra “lírico”.

Características do poema

O gênero lírico se expressa mais frequentemente por meio de poemas. No entanto, é preciso lembrar que os gêneros épico e dramático também se valem deles.

Os poemas se caracterizam pela exploração das muitas possibilidades de efeitos de sentido que as palavras oferecem: imagens são usadas para traduzir sentidos abstratos e únicos. Além disso, as construções frasais, a sonoridade, a disposição das palavras na página e a pontuação são recursos explorados para a obtenção de efeitos expressivos.

GABARITO