26 de fevereiro de 2024

Interpretação de sonetos Gregório de Matos - Literatura barroca - Ensino Médio

 


Atividade para baixar e gabarito

Leia os sonetos e responda às questões.

Um Rolim de Manai Banzo Bramá
Primaz da Greparia do Pegu,
Que sem ser do Pequim, por ser do Açu,
Quer ser filho do Sol nascendo cá.

Tenha embora um Avô nascido lá,
Cá tem três pare as partes do Cairu,
Chama-se o principal Paraguaçu
Descendente este tal de um Guinamá.

Que é fidalgo nos ossos, cremos nós,
Que nisto consistia o mor brasão
Daqueles, que comiam seus avós.

E como isto lhe vem por geração,
Tem tomado por timbre em seus teirós
Morder, aos que provêm de outra Nação.

MATOS, Gregório de. A Cosme Moura
Rolim insigne mordaz contra os filhos de Portugal.
Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000219.pdf>.

1. O alvo é Cosme Moura Rolim, que desde o primeiro verso é atacado. Qual é especificamente o motivo da sátira?

Cresce o desejo, falta o sofrimento,
Sofrendo morro, morro desejando,
Por uma, e outra parte estou penando
Sem poder dar alívio a meu tormento.

Se quero declarar meu pensamento,
Está-me um gesto grave acobardando,
E tenho por melhor morrer calando,
Que fiar-me de um néscio atrevimento.

Quem pretende alcançar, espera, e cala,
Porque quem temerário se abalança,
Muitas vezes o amor o desiguala.

Pois se aquele, que espera sempre alcança,
Quero ter por melhor morrer sem fala,
Que falando, perder toda esperança.

MATOS, Gregório de. Poemas atribuídos: Códice Asensio-Cunha.
Volume 4. Edição e estudo de João Adolfo Hansen e Marcello
Moreira. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 26.

2. Em que sentido o ditado popular "Quem espera sempre alcança" é empregado nesse soneto lírico-amoroso?