28 de abril de 2024

Atividade com artigo de opinião para 9ºano e ensino médio - Por que o açúcar é um vilão?

 

HABILIDADES

(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

(EF89LP24) Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis.

SUGESTÃO DE PLANO DE AULA 

Atividade: Análise e debate sobre o artigo de opinião "Por que o açúcar é um vilão?"

Objetivos da atividade:

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e compreensão de textos argumentativos.
  • Identificar e analisar os argumentos e estratégias retóricas utilizadas pela autora para persuadir os leitores.
  • Estimular o pensamento crítico e o debate sobre os impactos do consumo de açúcar na saúde.
  • Praticar a escrita argumentativa e a construção de contra-argumentos.

Duração prevista: 2 aulas de 50 minutos

Estrutura da atividade

Aula 1: Leitura e análise do artigo

Introdução (10 minutos):

  • Apresentar o tema do artigo e a relevância do estudo sobre hábitos alimentares e suas consequências para a saúde.
  • Contextualizar o artigo dentro do gênero textual "artigo de opinião".

Leitura guiada (20 minutos):

  • Solicitar que os alunos leiam o artigo silenciosamente.
  • Pedir que sublinhem ou anotem os principais argumentos apresentados pela autora e as evidências usadas para apoiá-los.

Discussão em grupo (20 minutos):

  • Dividir a classe em grupos pequenos para discutir os argumentos do texto.
  • Cada grupo deve listar os pontos fortes e fracos do artigo, considerando a clareza dos argumentos, a validade das evidências e a persuasão.

Aula 2: Debate e escrita argumentativa

Debate (30 minutos):

  • Organizar um debate em sala de aula onde cada grupo apresenta suas conclusões.
  • Incentivar os alunos a defenderem suas opiniões, questionarem os argumentos dos colegas e refletirem sobre as diferentes perspectivas.

Escrita argumentativa (20 minutos):

  • Pedir aos alunos que escrevam um parágrafo expressando sua opinião pessoal sobre o consumo de açúcar. Eles devem usar pelo menos um argumento do texto e um contra-argumento baseado em sua opinião ou pesquisa adicional.
  • Propor que usem conectivos argumentativos para estruturar sua resposta de forma coesa.

Encerramento:
Revisar os principais pontos discutidos durante o debate e destacar a importância de avaliar criticamente as informações relacionadas à saúde.

Enfatizar a relevância de aprender a construir e analisar argumentos de forma crítica, uma habilidade essencial em muitos contextos da vida acadêmica e profissional.

Esta atividade não só reforça as habilidades linguísticas e analíticas dos alunos, como também promove uma conscientização sobre questões de saúde pública de maneira engajada e reflexiva.