22 de abril de 2024

Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e de tratamento - Resenha crítica de filme 6ºano "Viva - A vida é uma festa"

 

Atividade para baixar e salvar

Gabarito

Mais atividades no grupo fechado de professores, participe!


Leia a resenha crítica do filme Viva - A vida é uma festa e responda às questões. 

Bem-vindo à Terra dos Mortos
Ronaldo Gogoni

O filme conta a história de Miguel Rivera, um garoto de 12 anos de idade que sonha em ser o maior músico do México, tal qual seu ídolo Ernesto de la Cruz, que fez fama décadas atrás – antes de morrer de forma trágica.
O problema é que sua família odeia música, tudo porque seu tataravô abandonou mulher e filha, hoje sua bisavó Inês (no original, Coco: é ela quem dá nome ao filme, em inglês) para perseguir seu sonho e nunca mais voltou.
Os Rivera esperam que Miguel siga o ofício da família, como sapateiro, ao mesmo tempo que abominam qualquer relação dele com a música, que é a causa do conflito original do filme.
As coisas se complicam quando, no Día de Muertos (o nosso dia de Finados, mas sem chuva), em que os mexicanos celebram com festa a visita de seus entes passados, Miguel resolve desafiar sua família em prol de seguir seu sonho e, após uma sucessão de eventos, acaba cruzando o limiar entre o mundo dos vivos e dos mortos.
Então, ele se vê com um problema nas mãos: precisa voltar até o amanhecer e, para isso, vai buscar a ajuda do próprio de la Cruz, que permanece um astro depois de morto. Caso contrário, ele vai virar uma calavera [caveira] e, bem, bater as botas de vez. [...]
O tema central de Viva – A Vida é Uma Festa é a importância da família, seja de membros vivos ou mortos.[...] Tecnicamente, o filme é lindo. A Pixar se manteve a empregar efeitos de luz e sombra de modo a criar o Mundo dos Mortos de forma viva [..] 
[...] Miguel e seus familiares aprenderão que tão importante quanto perseguir um sonho é saber apoiar uns aos outros, mesmo quando ambas as partes não se entendem e não querem dar o braço a torcer, de modo a permanecerem unidos, na vida e no pós-vida. Porque morrer não é ruim, é apenas mais uma etapa da vida. [...]

Disponível em:
https://tecnoblog.net/meiobit/376726/disney-pixar-viva-a-vida-e-uma-festa-resenha-semspoilers/.

1. Onde se passa a história do filme, de acordo com a resenha?

2. Quem é o protagonista do filme?  Qual é o sonho dele?

3. O que é possível compreender ao ler o título da resenha “Bem-vindo à Terra dos Mortos”?

4. Escreva V para verdadeiro e F para falso, de acordo com as informações do resenhista.
a) A família do protagonista se chama Rivera e odeia música.
b) Ernesto de la Cruz é sapateiro e o ídolo de Miguel.
c) O Día de Muertos é uma data em que os mexicanos celebram, com festa, a visita de seus entes passados.
d)  Miguel vai para o mundo dos mortos.
e) O garoto tem o apoio dos familiares para realizar seu sonho.