5 de setembro de 2018

Regência - exercícios - concursos (com gabarito)


1. (FCC – TRE/MG – Técnico Judiciário) As liberdades ____ se refere o autor dizem respeito a direitos ____ se ocupa a nossa Constituição. Preenchem de modo correto as lacunas da frase acima, na ordem dada, as expressões:

a) a que – de que;
b) de que – com que;
c) a cujas – de cujos;
d) à que – em que;
e) em que – aos quais.

2. (Esaf – ANEEL – Técnico Administrativo) Para cada lacuna abaixo são propostas duas formas de preenchimento. Assinale a opção em que as duas propostas complementam de maneira coerente e gramaticalmente correta o texto.

O Brasil está assumindo papel _____ liderança no fornecimento de energia de fonte renovável, ______ o álcool. Chamou, por isso, _____ atenção do mundo desenvolvido e há países negociando a compra do produto nacional. Problemas como o do preço interno devem ser administrados com responsabilidade para não corrermos o risco de perder a oportunidade, rara, ____ fixar papel preponderante ____ setor essencial como o energético.

a) na/da;
b) como/para;
c) a/à;
d) de/para;
e) em/pelo.

3. (Esaf – CGU – Analista de Finanças e Controle) Assinale o trecho do texto adaptado do Jornal do Commercio (PE), de 12/01/2008, que apresenta erro de regência.

a) Depois de um longo período em que apresentou taxas de crescimento econômico que não iam além dos 3%, o Brasil fecha o ano de 2007 com uma expansão de 5,3%, certamente a maior taxa registrada na última década.
b) Os dados ainda não são definitivos, mas tudo sugere que serão confirmados. A entidade responsável pelo estudo foi a conhecida Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL).
c) Não há dúvida de que os números são bons, num momento em que atingimos um bom superávit em conta-corrente, em que se revela queda no desemprego e até se anuncia a ampliação de nossas reservas monetárias, além da descoberta de novas fontes de petróleo.
d) Mesmo assim, olhando-se para os vizinhos de continente, percebe-se que nossa performance é inferior a que foi atribuída a Argentina (8,6%) e a alguns outros países com participação menor no conjunto dos bens produzidos pela América Latina.
e) Nem é preciso olhar os exemplos da China, Índia e Rússia, com crescimento acima desses patamares. Ao conjunto inteiro da América Latina, o organismo internacional está atribuindo um crescimento médio, em 2007, de 5,6%, um pouco maior do que o do Brasil.

4. (Esaf – ANA – Analista Administrativo) (Adaptada) A afirmação abaixo está correta ou incorreta?

– O verbo “autorizar” (“...o poder público autoriza o usuário de água... a utilizar...”) está empregado, no texto, com a mesma predicação verbal que apresenta na frase: O diretor autorizou-nos a tirar férias em fevereiro.

5. (Esaf – SRF – Técnico Administrativo) (Adaptada) A afirmação abaixo está correta ou incorreta?

(...) Se isso tivesse acontecido, os governos poderiam concentrar-se no combate à retração econômica e ao desemprego. (...)
– A presença de preposição em “ao desemprego” justifica-se pela regência de “combate”.

6. (Esaf – MF – Assistente Técnico-Administrativo) (Adaptada) Qual frase está gramaticalmente correta quanto à concordância e regência?

I – Antigamente, nas empresas, eram poucos os funcionários que dominavam um idioma estrangeiro, e com eles recorriam os colegas quando precisavam traduzir uma palavra ou um texto.
II – A primeira pergunta que surge a quem se impõe ao desafio de falar outro idioma fluentemente é: será preciso passar um tempo no exterior?

7. (Cespe/ UnB – ABIN – Oficial Técnico de Inteligência) Na linha 31 (... são instrumentos legais de que dispõe o Estado...), a preposição “de” empregada antes de “que” é exigência sintática da forma verbal “dispõe”; portanto, sua retirada implicaria prejuízo à correção gramatical do período.

( ) CERTO 
( ) ERRADO

8. (Cespe/UnB – Instituto Rio Branco – Diplomata) 

“(...) A Convenção lida com muitas formas de expressão cultural que resultam da criatividade de... (...)”

Em “resultam da”, o vocábulo “da”, resultante da junção da preposição de com o artigo definido a, pode ser substituído por na sem que se altere o sentido original do texto.

( ) CERTO
( ) ERRADO

9. (Cespe/UnB – MPU – Analista de Informática) 

“Hipermodernidade é o termo usado para denominar a realidade contemporânea, caracterizada pela cultura do excesso, do acréscimo sempre quantitativo de bens materiais, de coisas consumíveis e descartáveis. (...)”

A repetição da preposição de em “do acréscimo”, “de bens materiais” e “de coisas” indica que esses termos são empregados, no texto, como complementos de “cultura”, vocábulo que tem como primeiro complemento “do excesso”.

( ) CERTO
( ) ERRADO

10. (Cespe/UnB – ANEEL – Analista Administrativo) A supressão da preposição antes dos vocábulos “antecipação” e “voluntarismo” (A palavra “projeto” remete-se à antecipação e, em boa parte, ao voluntarismo), com a manutenção dos artigos definidos, não acarretaria prejuízo sintático ao texto.

( ) CERTO
( ) ERRADO

11. (FDC – Mapa – Administrador) Das alterações feitas abaixo na redação do trecho “O processo de globalização e a mundialização aos quais as organizações têm sido submetidas”, está INCORRETA, quanto ao emprego do pronome relativo, de acordo com as normas de regência, a seguinte:

a) O processo de globalização e a mundialização dos quais as organizações têm sido vítimas.
b) O processo de globalização e a mundialização sobre os quais as organizações têm tido alguma influência.
c) O processo de globalização e a mundialização com cujos parâmetros as organizações procuram imitar.
d) O processo de globalização e a mundialização para os quais as organizações têm voltado sua atenção.
e) O processo de globalização e a mundialização por cujos princípios as organizações procuram guiar-se.

12. (Fundação Dom Cintra – Câmara Municipal de Petrópolis/RJ – Arquivista) 

De acordo com a norma culta da língua, a frase “O carro negro investiu a multidão” também poderia ser redigida, sem alteração de sentido, na forma “O carro negro investiu contra a multidão”, caracterizando uma situação de verbo de regência variada. 

Das opções abaixo, aquela em que a segunda forma NÃO caracteriza situação de verbo de regência variada, mas constitui erro, pois é regência NÃO admitida pela norma culta, é:

a) Nenhum médico apareceu para assistir-lhe naquele momento. / Nenhum médico apareceu para assisti-lo naquele momento.
b) Remover o cadáver implicava uma responsabilidade que ninguém queria assumir. / Remover o cadáver implicava numa responsabilidade que ninguém queria assumir.
c) Para muitos transeuntes, o morto estava ali a importuná-los. / Para muitos transeuntes, o morto estava ali a importunarlhes.
d) A confusão provocada pelo defunto influiu no ambiente tranquilo da rua, tumultuando-o. / A confusão provocada pelo defunto influiu sobre o ambiente tranquilo da rua, tumultuando-o.
e) O fim a que todos visavam era depenar por completo o morto. / O fim que todos visavam era depenar por completo o morto.

13. (Cesgranrio – Petroquímica Suape – Engenheiro de Manutenção Pleno) 

“Outra fonte de renda é o valor do ingresso, que custa R$ 35:”

Quanto à sintaxe de regência, o trecho que apresenta um verbo com regência semelhante à do termo destacado na passagem transcrita acima é:

a) “...de quem procura a reserva para comprar artesanato,”
b) “para levar um casal de amigos.”
c) “Scavello considera positiva a implantação do sistema na aldeia:”
d) “– Não somos assalariados,”
e) “pois não caçamos mais,”

14. (Cesgranrio – Petrobras – Inspetor de Segurança Interna Jr.) Considere as frases abaixo.

I. Manuel aspira _____ cargo de gerente na empresa.
II. Quem quiser assistir _____ filme, deve permanecer em silêncio.
III. Certamente, essa decisão implicará _____ dissolução do grupo.
IV. Ao chegar _____ casa, verificarei se os documentos estão em ordem alfabética.

Em relação à regência verbal, a sequência que preenche corretamente as lacunas é:

a) o – ao – na – em;
b) o – o – a – a;
c) ao – o – na – em;
d) ao – ao – a – a;
e) ao – ao – na – em.

15. (Cesgranrio – Transpetro – Técnico Ambiental Jr.) A sentença que está de acordo com a norma-padrão é:

a) O provedor que comprei o plano demonstra eficiência.
b) As pessoas dos quais compareceram desconheciam informática.
c) O desejo de que a Internet ficasse mais rápida se realizou.
d) O menino, o cujo pai trabalha em informática, virá ajudar-nos.
e) A matéria aonde me dei mal foi programação.

16. (Cesgranrio – Finep – Técnico)  Dentre os períodos compostos abaixo, qual foi elaborado de acordo com a norma-padrão da língua?

a) Entrei e saí do escritório hoje correndo.
b) O relatório que te falei está em cima da mesa.
c) Esse é o colega que dei meu endereço novo.
d) O manual por que aprendeu a usar a máquina é ruim.
e) A ilha que eu mudei minha residência oficial é grande.

17. (Cesgranrio – Petrobras – Técnico de Informática) Em qual das sentenças abaixo, a regência verbal está em DESACORDO com a norma-padrão?

a) Esqueci-me dos livros hoje.
b) Sempre devemos aspirar a coisas boas.
c) Sinto que o livro não agradou aos alunos.
d) Ele lembrou os filhos dos anos de tristeza.
e) Fomos no cinema ontem assistir o filme.

18. (Cesgranrio – Petrobras – Técnico Manutenção Jr.) Substituindo o verbo destacado por outro, a frase, quanto à regência verbal, torna-se INCORRETA em:

a) O líder da equipe, finalmente, viu a apresentação do projeto. / O líder da equipe, finalmente, assistiu à apresentação do projeto.
b) Mesmo não concordando, ele acatou as ordens do seu superior. / Mesmo não concordando, ele obedeceu às ordens do seu superior.
c) Gostava de recordar os fatos de sua infância. / Gostava de lembrar dos fatos de sua infância.
d) O candidato desejava uma melhor colocação no ranking. / O candidato aspirava a uma melhor colocação no ranking.
e) Naquele momento, o empresário trocou a família pela carreira. / Naquele momento, o empresário preferiu a carreira à família.

19. (Cespe/UnB – EBC – Cargos de Nível Superior) Em “Kant inicia a exposição da ética, que ele chama metafísica dos costumes”, o trecho em itálico, que exerce, na oração, a função de complemento verbal, deveria estar precedido da preposição de.

( ) CERTO
( ) ERRADO

20. (Cespe/UnB – FUB – Analista de Tecnologia da Informação) A retirada da preposição “de” em “A indicação inicial é a de que, sim, a rede está alterando (...)” não implicaria alteração do texto, quer do ponto de vista semântico, quer sintático.

( ) CERTO