6 de abril de 2019

IRACEMA - Exercício de interpretação (gabarito)


Clique aqui para acessar o TEXTO e EXERCÍCIOS deste gabarito

GABARITO

1.
a) A valorização da paisagem brasileira, a harmonia e a integração entre personagem e natureza.
b) A estabilidade inicial é quebrada pela chegada do guerreiro branco, que representa o colonizador. Isso acontece nos parágrafos 8 e 9.

2.
a) Espírito guerreiro, agilidade, coragem.
b) Nobreza e sensibilidade.
c) Autonomia e espírito livre.
d) Comportamentos tradicionalmente relacionados ao gênero feminino.
e) Beleza brasileira, sensualidade.

3. É "estranho", com as faces brancas ("[...] Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar [...]") e os olhos azuis ("[...] nos olhos o azul triste das águas profundas. [...]").

4. Do ponto de vista de Iracema: "[...] Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho [...]"; "[...] nos olhos o azul triste das águas profundas. [...]" (comparação com elementos da natureza); "[...] Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. [...]" (os adjetivos ignotas/ignotos revelam a estranheza causada pelas armas e roupas desconhecidas).

5. No primeiro parágrafo, o narrador descreve a serra como se o leitor pudesse vê-la. Para dar essa impressão, é usado o pronome demonstrativo "daquela".

6. É um narrador-observador em terceira pessoa; não é onisciente, pois revela não saber o que sente Martim: "[...] O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu. [...] (12º parágrafo).

7. Sim, Ele é religioso e parece seguir os valores cristãos; é guerreiro e, ao mesmo tempo, sensível ""[...] Sofreu mais d'alma que da ferida.").