14 de abril de 2019

Variações linguísticas - exercícios (gabarito)



GABARITO

1. Letra E

2. Letra B

3.
a) "Aí a burocracia do FMI deita e rola"; " ... de quem está por cima da carne-seca";
b) "Aí a burocracia do FMI exerce seu domínio"; " ... de quem está controlando a situação".

4. A chamada "mistura de pronomes" (exemplo: "Eu num tô te dando esse alô pra te assombrá, então se toca!"), a ocorrência do pronome tu com a terceira pessoa do verbo (exemplo: "Para com isso, tu vai acabá empesteado!"), o uso do pronome reto na posição de objeto (exemplo: "e tu mete ela direto em ti").

5. O autor se apresenta aos interlocutores como um deles. Este fator de identificação pode ampliar sua credibilidade frente a seus interlocutores.

6.
a) Cocaína (farinha); maconha (erva).
b) Referir-se à liberdade como termo de comparação com a saúde é argumentativamente forte no contexto porque os detentos vivenciam justamente a perda da liberdade e sabem o que isso significa.

7. De novo, o autor da fala usa uma estratégia de se apresentar como igual a seus interlocutores e, portanto, não se apresenta como alguém de fora, mas como alguém de dentro, o que, neste caso, lhe dá mais credibilidade.

8. Ele deixa claro que a aids não respeita ninguém. Qualquer um que não se cuide acaba contaminado e contaminando, depois, até mesmo membros de sua família.