3 de agosto de 2019

Jakobson e as funções da linguagem (tirinha)


**EXERCÍCIOS no final**

No primeiro quadrinho, o gatinho pede ao pai que o desculpe. Diante de sua negativa, no segundo quadrinho, apela para suas emoções, esperando que o pai se sensibilize em relação ao seu pedido. Para atingir seu objetivo, portanto, o gatinho procurou adequar sua fala às suas finalidades comunicativas.
Pensando nessas finalidades e na maneira como elas se materializam em cada situação comunicativa, Jakobson identificou seis funções da linguagem, cada uma delas centrada em um dos elementos de comunicação. As funções seriam as seguintes: referencial, emotiva, apelativa, fática, metalinguística e poética.
Os textos centrados no referente teriam predominância da função referencial. Buscando criar efeitos de objetividade, usariam a terceira pessoa do discurso, atributos objetivos, verbos impessoais, argumentos lógicos, dados e exemplos.

Jakobson: as funções da linguagem

Roman Jakobson (1896-1982) foi um dos mais influentes linguistas do século XX. Inicialmente na Europa e, depois, nos Estados Unidos, estudou as estruturas da língua e analisou suas relações com a criação artística. O texto em que propõe a classificação das seis funções da linguagem foi publicado em 1960.