6 de agosto de 2019

Gabarito do poema Motivo de Cecília Meireles


Clique aqui para acessar o POEMA e as QUESTÕES deste gabarito.

GABARITO

1. Poeta é alguém que não é "alegre nem triste", que canta "porque o instante existe" e cuja vida "está completa". 
"instante", no poema, não está relacionado apenas a tempo, mas a circunstâncias especiais que o poeta muitas vezes é capaz de captar e que registra em seus poemas. 

2. A conjunção explica qual é o motivo de o eu lírico cantar: as experiências singulares vividas a cada instante. 
O verso pode ser interpretado como uma segunda explicação para o canto: "eu canto porque minha vida está completa". Também pode ser lido como a consequência de o "instante" existir: a vida do eu lírico fica completa (porque o instante existe, minha vida está completa). 

3. Como é irmão das coisas fugidias, o eu lírico não sente gozo nem tormento, ou seja, como aceita o fato de tudo ser efêmero, o começar e o terminar das coisas não o abalam. 
Os dois termos revelam que o poeta é aquele que canta o momento presente, vivido em sua plenitude. Por isso, ele se define como irmão do que é efêmero. 

4. Todos os verbos estão no presente do indicativo (canto, existe, sou, sinto, atravesso, etc.). 
O uso do presente enfatiza a ideia do "instante" que determina o canto do presente, do instante. Por meio dos verbos, o eu lírico evidencia sua relação com o momento, que motiva o seu canto. 

5. Desmorono / edifico; permaneço / me desfaço; se fico / passo. Podemos dizer que as antíteses representam as dúvidas ou as incertezas do eu lírico, ou ainda o que ele não consegue ou não quer definir sobre si mesmo. 
A certeza de seu canto e de que "a canção é tudo". O eu lírico também sabe que um dia estará mudo. Podemos dizer que ele se define a partir de seu fazer poético: sugere que a única coisa que importa na sua existência é a criação poética.