13 de agosto de 2023

Eufemismo - Atividade 1ºano do ensino médio - Figura de pensamento


Atividade pronta para baixar e salvar

Mais atividades para download

Leia o texto a seguir para responder às questões propostas.

Calango vascaíno

Tô sem consolo
Ninguém vem me consolar
Vou cantando meu calango
Que é pra vida melhorar
O meu calango
Até a vida melhorar
E minha única alegria é ver o Vasco jogar
Minha alegria
É ver o Vasco jogar
Eu tô cansado da derrota
Mas não vou me entregar
É de derrota
Mas não vou me entregar
E se a morte é um descanso
Eu não quero descansar.

DA VILA, Martinho. Calango vascaíno. In: Canta, canta minha gente. Rio de Janeiro: RCA Victor, 1974. 1 CD. Faixa 9.

Eufemismo é uma figura de pensamento, que corresponde a um dos subgrupos das figuras de linguagem, relacionada ao significado das palavras. É um recurso estilístico muito utilizado na linguagem coloquial bem como nos textos literários com o objetivo de atenuar ou suavizar o sentido das palavras, substituindo assim, os termos contidos no discurso, embora o sentido essencial permanece, por exemplo: Ele deixou esse mundo. (nesse caso, a expressão “deixou esse mundo”, ameniza o discurso real: ele morreu.)

1. Releia o texto, localize a presença de um eufemismo e escreva-o.

2. Qual é o efeito de sentido provocado pelo uso deste eufemismo?

Para saber mais:
A palavra Calango, presente no título do poema, dentro deste contexto, significa “canto popular”, um tipo de canto que lembra o samba. 

Gabarito