24 de setembro de 2023

Sexualidade, gravidez na adolescência e IST's - Sequência didática 9ºano e ensino médio - Leitura, roda de conversa e produção de texto - Gênero mapa mental



Leitura e roda de conversa: sexualidade e saúde
Nesta atividade você lerá três textos que abordam aspectos da adolescência e sexualidade e em seguida participará de uma roda de conversa. 

O objetivo dessa roda é conhecer um pouco mais das realidades de diferentes grupos de adolescentes e qual a relação existente entre sexualidade e saúde neste momento da vida.

Ao final, vocês deverão compartilhar suas leituras com o restante da turma. Para tanto, deverão produzir um mapa mental que servirá de apoio no momento em que forem compartilhar suas leituras e reflexões com os(as) colegas.

Orientações para leitura
1.
Após ler os três textos, escolha um para se aprofundar e refletir. Durante a leitura do texto que você escolheu, faça anotações no caderno sobre o que considerar importante compartilhar com o restante da classe, seja porque é uma informação nova para você, seja porque você tem uma opinião sobre o assunto ou fato abordado.

2. Ao finalizar a leitura, reflita e tome nota de suas reflexões individualmente. 

3. Depois, organize-se em grupo com 4 colegas de classe para:

a) discutirem suas anotações e prepararem um mapa mental com elas, considerando que esse mapa deverá ajudá-los a apresentar as informações essenciais para que quem não leu o texto tenha uma ideia do que ele trata; 
(Observação: as apresentações podem ser feitas para as demais turmas de 8º e 9º anos)

b) negociarem uma opinião sobre o texto para apresentar à turma.

4. Depois dessas reflexões, prepare-se para compartilhar com os(as) colegas o que leu e o que pensou sobre o que leu, seguindo as orientações ao longo das aulas. 

Roda de conversa
1. Chegou o momento de usar o mapa mental que você e seu grupo fizeram enquanto estudavam e discutiam o texto, para que a turma conheça as informações e ideias nele tratadas.

2. Fechando a roda...

a) Vocês se identificam com as questões abordadas nos textos? Os problemas de saúde em questão lhes dizem respeito?

b) O que você pensa sobre essas questões de saúde pública?

c) Com relação ao que pôde ler e ouvir dos(as) colegas, você acredita que alguns jovens estão mais vulneráveis a problemas de saúde diante de questões ligadas à sua sexualidade? Em quais casos? Por que isso ocorre?

d) Concorda que os direitos sexuais de adolescentes devem estar atrelados aos direitos fundamentais à vida? Explique.

e) O Texto 3 traz informações sobre a cobertura vacinal na cidade de Campinas e região, no estado de São Paulo.
I. Você já tinha ouvido falar sobre essa vacina? Acaso foi vacinado?
II. Com base na resposta da turma, você acredita que esses dados sobre a baixa cobertura vacinal são um problema apenas nas cidades citadas no texto? Comente.
III. Quais podem ser as razões de índices baixos de vacinação, mesmo as vacinas sendo tão importantes para a saúde?
IV. Você considera de fundamental importância a participação das escolas para reforçar a adesão dos jovens à vacinação? Por quê? Como isso pode ser feito?

f) O Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz o seguinte:
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA).
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm.

I. Qual relação é possível estabelecer entre os textos que a turma leu e esse artigo de lei?
II. Que medidas e ações podem ser tomadas, tanto por instituições públicas e privadas como por jovens como você, para promover o direito às informações necessárias que garantam a educação e a saúde sexual de adolescentes e jovens?

Quando falamos em políticas públicas, referimo-nos a ações, leis ou programas governamentais voltados para o bem-estar da sociedade, em áreas como saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte, segurança etc.

Textos, habilidades, roteiro de leitura e comentários