25 de outubro de 2023

Metáfora - Atividade para ensino médio - Imigrantes - Tráfico de pessoas

 

Atividade pronta para baixar e salvar

Mais atividades para download

Criada para a 56ª Bienal de Arte de Veneza, a instalação Lampedusa imita um barquinho de papel e leva o nome da ilha italiana em que uma embarcação naufragou em 2013, matando 360 imigrantes líbios. Do tamanho dos vaporettos venezianos, a obra foi recoberta com a reprodução de um jornal italiano que noticiou o fato.

O tráfico de pessoas ainda é realidade. O número de imigrantes que tentam entrar na Europa fugindo dos conflitos da África e do Oriente Médio é cada vez mais expressivo. Eles atravessam o mar Mediterrâneo em condições precárias e poucos sobrevivem à viagem. Observe a instalação criada pelo artista Vik Muniz para denunciar a situação.

1. O artista criou uma metáfora com essa instalação. Ao que ela se remete? Comente os sentidos provocados por essa figura de linguagem. 

2. Qual teria sido a intenção do artista ao construir a imagem do barco com papel de jornal? 

3. Entre os meios de transportes, está o barco. Uma das suas funções é conduzir pessoas de um lugar para o outro. Diante do contexto dos imigrantes, podemos afirmar que através deste barco as pessoas estão indo ao encontro de novas oportunidades? Ao tentarem entrar na Europa é essa condição que eles têm encontrado? Comente, a fim de explicar sua resposta. 

4. Navio negreiro (também conhecido como "navio tumbeiro") é o nome dado aos navios de carga para o transporte de pessoas raptadas e escravizadas, foi responsável por levar mais de 11 milhões de Africanos escravizados para América, até o século XIX.

Aprisionados no interior da África subsaariana, por incursões dos mercadores esclavagistas ou por outros Africanos que lucravam com o tráfico, os escravizados eram trazidos em marcha forçada até o litoral do continente, onde os sobreviventes eram despojados de suas roupas e eventuais pequenos pertences que ainda carregassem consigo, para serem vendidos aos comerciantes europeus, que os embarcavam nos navios negreiros. Neles, os escravizados eram destinados aos porões da embarcação, onde ficavam presos em grupos às correntes. Cada navio, levava em média quatrocentos Africanos amontoados. O mau-cheiro imperava, e o espaço para movimentação era mínimo, porque embora navios deste tipo fossem geralmente grandes, se otimizava o espaço do mesmo para caber o maior número possível de escravizados. 

Diante do exposto acima, você considera que há semelhança entre as embarcações denunciadas por Vik Muniz aos antigos navios negreiros? Explique sua resposta. 

Gabarito