1 de outubro de 2023

Resenha crítica - Classificação das palavras: substantivos - Pesquisa documental - 7º e 8º anos - Produção de texto: relatório

Participe do grupo fechado para professores com sugestões de atividades (aqui)!

O Homem-Aranha, o alter ego de Peter Parker, é um super-herói que aparece nas revistas em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics. Leia a seguir o trecho da resenha de uma animação que tem esse herói como personagem principal e responda às questões. 

Resenha: Homem-Aranha no Aranhaverso
Beto Menezes
1º de janeiro de 2019

[...]
Conhecemos esse novo universo aos olhos de Miles Morales, jovem que ao ser picado por uma aranha acaba ganhando poderes. E acidentalmente descobre um plano do Rei do Crime para abrir um portal para outras realidades, e tal experimento acaba trazendo para o seu mundo inúmeros Homens-Aranhas. Agora, Miles precisa dominar seus poderes para ajudar os outros Aranhas a voltarem para a sua realidade e descobrir o que é ser, de fato, um herói, antes que todas as realidades sejam destruídas.
A animação é um deleite para os fãs de quadrinhos, pois toda a história é conduzida como se fosse um quadrinho vivo, com muito uso de quebra da 4ª parede, balões de diálogo e uso de onomatopeias. E a qualidade visual acrescenta muito, a animação é detalhada, bonita, fluída, frenética, que mais do que simplesmente ser a parte visual do filme, ela ajuda na narrativa. Tudo salta da tela cheio de vida, é realmente lindo de se apreciar.

MENEZES, Beto. Resenha: Homem-Aranha no Aranhaverso. Cinema em série. [S. l.], 1 jan. 2019. Disponível em: https://cinemaemserie.com.br/filmes/resenha-homem-aranha-no-aranhaverso/. 

A resenha crítica é um texto que apresenta uma avaliação e uma opinião sobre produções culturais variadas, como filmes, animações, séries, livros, shows e exposições.

1. Qual é o objetivo dessa resenha?
a) Informar ao leitor os detalhes a respeito do filme, como as salas de cinema onde a animação foi exibida.
b) Contar ao leitor toda a história do filme, revelando até mesmo o final da aventura.
c) Expor uma opinião de quem assistiu à animação sobre a qualidade da história.
d) Definir, com detalhes, como o tema dos super-heróis é abordado na animação.

2. Qual é o nome da personagem principal da animação? O que nos é informado a respeito dele?

3. Na palavra Homem-Aranha, os substantivos homem e aranha pertencem à mesma classificação? Explique

4. Multiverso é um nome usado para indicar uma espécie de mundo que mistura realidade virtual e internet, em que se pode vivenciar experiências por meio de dispositivos digitais. A partir dessa explicação, escreva uma definição para o substantivo Aranhaverso.

5. Aranhaverso é um substantivo simples ou composto? Justifique.

6. No início do último parágrafo, o autor do texto explica que a animação usa recursos comuns de histórias em quadrinhos.
a) Reescreva o trecho excluindo os substantivos.
b) O trecho reescrito por você ficou compreensível? Justifique.
c) Com base nas suas respostas anteriores, explique que papel a classe dos substantivos exerce na construção de sentidos de um texto.

7. Leia as expressões abaixo e explique se elas podem ser consideradas substantivos compostos.
Dia das crianças
Dia do professor
Dia do servidor público

8. Pesquisa documental e produção de texto: relatório

Em duplas, pesquisem se expressões como as do exercício 7 aparecem em textos do cotidiano e se podem ser consideradas substantivos compostos. Para isso, façam uma pesquisa de base documental, isto é, que analisa dados em fontes como sites, livros, jornais e revistas. Sob a orientação do professor, após reunir um conjunto significativo dessas fontes, vocês vão tratar e analisar os dados, registrando as expressões encontradas, em que texto foram empregadas e com que função comunicativa, além de explicar por que elas poderiam ser classificadas como substantivos compostos. Os resultados serão registrados em um relatório e posteriormente apresentados aos colegas no dia combinado com o professor.

Gabarito