26 de setembro de 2023

Adequação da linguagem (formal e informal) Texto de divulgação científica - Pantera Negra

Atividade para baixar e salvar

+ atividades para download

Vencedor de três prêmios Oscar nas categorias Trilha Sonora Original, Figurino e Design de Produção; nomeado para mais quatro categorias do prêmio mais importante do cinema mundial, incluindo a de Melhor Filme; e uma receita global de bilheteria de aproximadamente 1,350 bilhão de dólares. Essas são as credenciais de Pantera Negra (2018), o filme de super-herói mais bem sucedido de todos os tempos e que é considerado um divisor de águas por contar com um protagonista e grande maioria do elenco composta por pessoas negras, em uma história que apresenta uma visão diferente da África. 

Os superpoderes do Pantera Negra são atribuídos à sua armadura feita de vibranium, uma erva em formato de coração que cresce somente em Wakanda -, dela vem sua super força, capaz de parar uma manada de elefantes e um potente fator de cura de cortes e ossos quebrados, em curto espaço de tempo, que o mantém imune a todo tipo de doença conhecida.

Leia o texto a seguir para conhecer um material que se parece muito com esse elemento químico fictício.

Pesquisa e Inovação

“Vibranium da vida real”
Rede de pesquisadores da UFMG estuda aplicações inovadoras do Nióbio
sexta-feira, 13 de setembro 2019, às 13h30
atualizado em terça-feira, 17 de setembro 2019, às 12h09

“O vibranium da vida real”, afirma Luiz Carlos Oliveira, professor do departamento de Química da UFMG, ao estabelecer uma comparação entre o nióbio e o elemento químico fictício dos filmes da Marvel, o vibranium. O nióbio é um metal de transição comumente utilizado para ligas metálicas, podendo conferir leveza e grande resistência mecânica ao aço, por exemplo, e integrar a estrutura de foguetes, jatos, mísseis, oleodutos e carenagens de veículos. Para além, é um material tão versátil que pode ter aplicações no tratamento contra o câncer, no armazenamento de energia limpa, em supercapacitores e no clareamento dental, conforme os estudos da rede de pesquisa formada pelo professor vêm demonstrando.

[...]

“VIBRANIUM da vida real”. TV UFMG. Belo Horizonte, 13 set. 2019.
Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/ noticias/a-versatilidade-do-niobio. 

1. Explique com suas palavras o que é esse elemento (vibranium).

2. Esse texto foi publicado em uma seção intitulada “Pesquisa e Inovação” do site de uma universidade federal. Na sua opinião, a linguagem empregada está adequada à situação de comunicação? Comente. 

3. Se esse mesmo texto fosse publicado em um site dirigido a crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a linguagem estaria adequada? Explique.

A linguagem formal e informal são duas variantes linguísticas que possuem o intuito de comunicar. No entanto, elas são utilizadas em contextos distintos.

Quando falamos com amigos e familiares utilizamos a linguagem informal. Entretanto, se estamos numa reunião na empresa, numa entrevista de emprego ou escrevendo um texto, devemos utilizar a linguagem formal.

4. A linguagem utilizada neste texto é a formal. Marque a alternativa que justifica essa afirmação.

a) O texto foi publicado em um site da internet.
b) O texto divulga um assunto científico em um site dirigido a um público interessado em conhecimento.
c) O conceito foi elaborado por especialistas em um site para o público infantil.
d)Textos publicados em sites devem ser elaborados usando esse mesmo registro.

Gabarito