16 de novembro de 2023

Exercício sobre sinônimos 6º e 7º anos - Gênero verbete de dicionário - Atividade lúdica

Atividade para baixar e salvar

Mais atividades para download

Entender o significado das palavras dentro do contexto em que são utilizadas é fundamental para compreender ou expressar de maneira apropriada os sentidos de um texto.

Leia o trecho de um capítulo do livro A Ilha do Tesouro, escrito por Robert Louis Stevenson. Nele, o jovem protagonista Jim Hawkins narra, em forma de diário, sua própria aventura em busca do que poderia ser uma fortuna lendária escondida em uma ilha.

O fragmento abaixo narra o episódio em que Jim enfrenta o mar no pequeno bote para resgatar a Hispaniola, que estava nas mãos dos piratas amotinados. Leia-o e responda às questões. 

"Essa ideia foi logo abandonada. Entre as pedras, a arrebentação espumava e uivava. As ondas reverberavam pesadas, uma após a outra, borrifando água salgada que ia alto e caía com tudo. Logo vi que não tinha a menor chance de sobreviver tentando chegar à terra por ali."

1. Que ameaça ou risco o personagem está enfrentando nesta passagem?

2. Consulte um dicionário para encontrar o significado do verbo "reverberar". Qual das definições pode ser relacionada à forma verbal "reverberavam" presente no trecho, e por quê?

3. No fragmento, o narrador-personagem parece experimentar tanto medo quanto coragem diante da situação descrita, sensações que são geralmente consideradas opostas. Nos verbetes de dicionário abaixo, examine as definições dessas duas palavras para compreender seus significados.

(me.do)
[ê]
sm.
1. Sentimento inquietante que se tem diante de perigo ou ameaça; FOBIA; PAVOR; TERROR: Ele tem medo de tempestades.
2. Ansiedade diante de uma sensação desagradável, da possibilidade de fracasso etc.; RECEIO; TEMOR: Tinha medo de ser abandonada pelo marido. [ Antôn.: calma, despreocupação. ]
3. Atitude covarde; POLTRONARIA: Fugiu por medo de apanhar. [ Antôn.: bravura, coragem. ]
[F.: Do lat. metus,us. Ideia de ‘medo’, usar pref. fob(o)- e2med - e suf. -fobia e -fobo]

MEDO. In: AULETE, J. Caldas; VALENTE, Antonio Lopes dos Santos. Aulete digital. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, [2022?]. 

(co.ra.gem)
sf.
1. Atitude firme (sem hesitação, sem temor ou sem fraqueza) diante de situações perigosas ou difíceis; BRAVURA; DESTEMOR: Foi muita coragem dele enfrentar os bandidos.
2. Força moral e perseverança no enfrentamento de situações emocionalmente difíceis; disposição para suportar ou superar problemas: Ela enfrentou o câncer com grande coragem.
3. Pej. Atitude desaforada ou desavergonhada; AUDÁCIA; DESFAÇATEZ: Aquele safado teve a coragem de dizer na minha cara que não sabia de nada.
4. Firmeza de caráter, disposição firme a fazer o que se considera correto
5. Determinação, constância, perseverança; TENACIDADE

Considerando as definições apresentadas nos verbetes, que termo poderia ser empregado no trecho como um sinônimo de medo? E como um sinônimo de coragem? Explique as razões para suas escolhas.

Observe as palavras a seguir: fuzarca, malota, alcunha e balela. É provável que você desconheça o significado dessas palavras porque algumas delas caíram em desuso em nossa língua. Agora, leia estas outras palavras: tablet, aplicativo, meme, hashtag. Elas foram acrescentadas ao léxico da língua portuguesa devido ao uso de dispositivos eletrônicos, da internet e das redes sociais.

Cada palavra, seja ela antiga ou nova em uma língua, tem um significado. A parte da gramática que estuda o significado das palavras, expressões presentes em textos chama-se semântica.

Na atividade anterior, para indicar outras palavras com o mesmo sentido de medo e de coragem, você utilizou sinônimos.

Sinônimo é a palavra que tem significado semelhante à de outra palavra, podendo, em alguns contextos, ser usada no lugar desta sem alterar o sentido do texto.

Gabarito, atividade lúdica e arquivo para editar