6 de abril de 2019

QUINHENTISMO - Exercícios - Gabarito


1. 
a) A nudez dos indígenas. 
b) Pessoal.
c) O barulho do mar.
d) Relação de conformidade. São também conformativas as conjunções: como, conforme, de acordo, consoante (praticamente desaparecida no atual português do Brasil, exceto em textos muito formais. 

2. 
a) O soneto é um poema de forma fixa, constituído de dois quartetos e dois tercetos. 
b) Dirige-se a Jesus Cristo, a quem chama de Senhor e Pastor Divino. Pastor relacionava-se á ideia de quem vigia, cuida de animais no pasto – no caso, das ovelhas, com quem o pecador se identifica.
c) O eu lírico argumenta que o pecado é uma oportunidade que ele, pecador, dá a Jesus para que este demonstre sua piedade ao perdoa-lo. Analise o fato de a argumentação proposta pelo eu lírico ser bastante sólida, construída racionalmente para convencer o interlocutor (Jesus Cristo).
d) O eu lírico destaca a importância de trazer para o rebanho – ou seja, para o grupo formado pelos seguidores da região – a ovelha desgarrada (o pecador). Observe a sagacidade do poeta ao sustentar seu argumento com uma prova retirada da fala divina, transcrita na Bíblia. O próprio juiz - Deus - é "convocado" para testemunhar a favor do pecador (réu). 
e) O poeta insinua que Jesus Cristo é obrigado a perdoá-lo, pois se não o fizer estará perdendo sua glória, ou seja, sua grandeza. 

3. 
a) Angélica é mulher e flor (matéria) e, ao mesmo tempo, refere-se a anjo (espírito). 
b) São retóricas. O poeta está fazendo duas afirmações: qualquer um cortaria essa flor da rama florescente e qualquer um idolatraria esse Anjo como seu Deus. 
c) O terreno – a matéria (flor) – e o divino – o espírito (anjo).
d) Ela é um anjo que, em vez de guardar o eu lírico, o tenta por causa da beleza que ela tem. 

4. 
a) V.
b) V.
c) F.
d) F.