25 de março de 2020

Interpretação de texto Mário de Andrade - Variante linguística (gabarito e habilidades)



GABARITO

Questão 1
Essa questão avalia a capacidade do aluno para reconhecer e compreender elementos de uma variante linguística do sertão nordestino, abordando a habilidade EF69LP55.
Resposta esperada: Essas palavras poderiam ser reescritas como padrinho e padre.
É possível que o aluno tenha dificuldades para reconhecer o sentido das palavras empregadas. Nesse caso, recomende ao aluno que busque, no texto, outras palavras de sonoridade similar que poderiam substituí-las. Assim, ele poderia reconhecer que padim é uma variante de padrinho. A palavra padre, por outro lado, poderia ser reconhecida na medida em que designa a figura do padrinho, que detém autoridade religiosa, o que pode ser percebido pela referência ao pecado que haveria em contrariar suas palavras.

Questão 2
Essa questão avalia a capacidade do aluno para reconhecer uma variante linguística e explicar variações de sentido no uso de determinadas expressões sem incorrer em preconceito linguístico, abordando a habilidade EF69LP55.
Resposta correta: c.
A marcação da alternativa a como correta indica que o aluno não compreendeu adequadamente o conceito de variação linguística. Nesse caso, remeta-o às discussões já feitas em sala de aula e oriente-o sobre como realizar o estudo a partir do livro didático. Se julgar pertinente, retome coletivamente as discussões sobre variação linguística, enfatizando que as diversas variantes são diferentes formas de manifestação da língua portuguesa e que não se pode dizer que elas representam erros, uma vez que cumprem o objetivo das línguas – a comunicação.
A marcação da alternativa b como correta indica que o aluno não compreendeu adequadamente o contexto e os objetivos do texto em questão. Nesse caso, reafirme a importância dessa compreensão e oriente-o a reler o enunciado da questão em busca de informações que possam esclarecer esses aspectos. Espera-se que o aluno perceba, então, que o objetivo de coletar informações sobre a cultura popular justifica o registro das variantes encontradas.
A marcação da alternativa d como correta indica que o aluno não reconhece adequadamente os usos do pronome demonstrativo isso nas variantes urbanas de prestígio, uma vez que seu uso com sentido de conjunção temporal não é observável nessas variantes.

Questão 3
Essa questão avalia a compreensão, pelo aluno, das relações de causalidade estabelecidas na narrativa, abordando a habilidade EF89LP33.
Resposta esperada: O fato que levou “toda gente” a considerar o bezerro do Padre Cícero sagrado foi, segundo o texto, sua recusa a comer o capim que foi cortado de forma pecaminosa, já que em desobediência às ordens do padre.
É possível que o aluno tenha dificuldades para explicar, de maneira precisa, a motivação da reputação do boi como sagrado, limitando-se a apontar sua recusa a comer o capim. Nesse caso, aponte que outra informação é necessária para explicar a importância atribuída a essa recusa – sua relação com o “pecado” cometido pelo homem.

Questão 4
Essa questão avalia a capacidade do aluno para inferir uma informação em texto narrativo, abordando a habilidade EF89LP33.
Resposta esperada: A afirmação de que o mijo do boi era capaz de milagres “sem carecer de nosso padim Pade Ciço” sugere que o padre tinha a capacidade de realizar milagres, e esse seria, presume-se, o motivo para que fosse tão querido pela população.
É possível que o aluno tenha dificuldades para reconhecer que a formulação “sem carecer de” indica que impressionava não apenas o fato de o boi realizar milagres, mas, mais especificamente, sua capacidade de realizá-los sem precisar recorrer ao padre Cícero, o que sugere a capacidade deste para realizá-los também.
Questão 5
Essa questão avalia a capacidade do aluno para compreender a organização de uma narrativa popular, abordando a habilidade EF89LP33.
Resposta correta: a.
A marcação da alternativa b como correta indica que o aluno não levou em consideração seu trecho final, que menciona um ressentimento do padre por causa da perda de popularidade, interpretação que não pode ser sustentada pelo texto.
A marcação da alternativa c como correta indica que o aluno compreendeu de forma inadequada o sentido da conjunção mas no trecho. Ali, ela não expressa oposição entre as duas orações que liga, mas funciona como organizador da fala, com sentido de “independentemente disso [o caso é que o boi morreu]”.
A marcação da alternativa d como correta indica que o aluno extrapolou a informação acerca do fim do culto e a relacionou à eleição do candidato a deputado, informação que não pode ser inferida a partir do texto.